nsc
    hora_de_sc

    Regras

    Feriadão de Finados pode ter praias lotadas em Florianópolis e região; veja quais são as regras

    Florianópolis permite mergulho no mar e surf, mas proíbe permanência de pessoas na areia; multa por descumprimento pode chegar a R$ 1.250

    19/09/2020 - 06h00 - Atualizada em: 28/10/2020 - 18h25

    Compartilhe

    Clarissa
    Por Clarissa Battistella
    Decreto de Florianópolis proíbe permanência na areia das praias
    Decreto de Florianópolis proíbe permanência na areia das praias
    (Foto: )

    O feriadão de Finados e as altas temperaturas registradas na última semana podem trazer muitos turistas para as praias de Florianópolis. No entanto, um decreto da prefeitura de Florianópolis publicado no início da pandemia e renovado em 18 de setembro, proíbe a permanência da população na areia devido à pandemia do coronavírus. 

    Por conta desse regramento, muitas vezes ignorado pelos banhistas, a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) vai empregar forte fiscalização nas praias da Capital, especialmente no Norte da Ilha de SC, região de maior movimento. 

    Conforme o subcomandante da GMF, Ricardo Pastrana, os agentes devem dialogar com os banhistas que estiverem descumprindo o decreto municipal nas principais praias de Florianópolis, esperando colaboração de todos. Quem não atender a solicitação, será multado pela Vigilância Sanitária da cidade.

    - Pouquíssimas pessoas foram autuadas, porque a gente começa sempre com uma conversa. Então, se a pessoa sai (da praia) de forma consensual, ela não é autuada. A autuação é mesmo para (o não uso da) máscara. 

    O que pode e o que não pode?

    Entre as mudanças de decreto do governo do Estado e das prefeituras de Florianópolis, ao longo da pandemia, muitas pessoas não têm claro quais são as regras em vigor. Para ajudar a população, a reportagem enumerou as regras; veja abaixo:

    Atividade física na areia

    Pode. A mais recente alteração do decreto da prefeitura, em 1º de setembro, permitiu que as pessoas façam atividades físicas na praia. com distanciamento social mínimo de 1,5 metro e uso obrigatório de máscara. O que não pode é permanecer parado na praia. Ficar sentado na areia como até o começo de março, não está liberado.

    Mergulhar

    Pode. O mergulho está liberado, desde que a pessoa não fique na areia da praia e nem cause aglomeração. O banhista pode, por exemplo, fazer uma atividade física na areia e depois entrar na água. Ao sair, não pode permanecer no local.

    Arenas nas praias

    As arenas esportivas disponíveis nas praias estão abertas todos os dias da semana e podem ser usadas para prática e treinamento de até quatro pessoas por espaço.

    Pesca

    Estão liberadas a prática de pesca de arrasto e de tainha e maricultura, conforme regramento próprio.

    Restaurantes na areia

    Estão autorizados restaurantes, food parks, lanchonetes, cafeterias, pizzarias, bares, adegas e demais atividades a colocarem mesas e cadeiras nas areias das praias até as 18h, desde que observadas as mesmas regras aplicáveis ao ambiente interno.

    Outros casos

    Está permitido ainda o acesso de pessoas à area das praias nos seguintes casos: manutenção do monitoramento regular das praias pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) e manutenção do serviço de recolhimento e atendimento a animais.

    Leia mais:

    Chegada de sementes misteriosas da China provoca alerta em SC

    Cena curiosa na noite de Floripa repercute na internet; saiba o que ocorreu

    Vídeo mostra momento em que tornado toca o chão em SC; assista 

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas