O tempo segue instável em Santa Catarina neste fim de semana, especialmente no sábado (24), quando há risco de temporais isolados com chuva intensa, ventos fortes e até queda de granizo, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No domingo (25), o tempo melhora no Oeste, mas a chuva persiste do Sul à Grande Florianópolis, podendo ser intensa em alguns momentos. Já na próxima semana, uma massa de ar polar deve derrubar as temperaturas, com possibilidade de trazer até neve (veja mais abaixo).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Durante o sábado, uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo fechado e favorece a ocorrência de instabilidades, especialmente no Oeste e Sul do Estado. Nessas regiões, os temporais podem ocorrer de forma pontual e acompanhados de ventania.
Nas demais áreas, como a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a chuva aparece, mas de forma mais fraca. A Defesa Civil aponta risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e destelhamentos.
Veja as temperaturas por região para este sábado (24):
- Extremo Oeste: 13,3ºC a 26,8ºC – Encoberto com chuvisco
- Oeste: 12,2ºC a 24,7ºC – Encoberto com chuvisco
- Meio-Oeste: 11ºC a 22,5ºC – Sol, nuvens e chuva
- Planalto Sul: 9,2ºC a 15,1ºC – Sol, nuvens e chuva
- Litoral Sul: 10,9ºC a 23,4ºC – Encoberto com chuva
- Vale do Itajaí: 11,3ºC a 17,4ºC – Sol, nuvens e chuva
- Grande Florianópolis Serrana: 11,4ºC a 17ºC – Sol, nuvens e chuva
- Grande Florianópolis Litorânea: 11,8ºC a 20,8ºC – Sol, nuvens e chuva
- Planalto Norte: 11,3ºC a 17,8ºC – Sol com muitas nuvens
- Litoral Norte: 13,9ºC a 21,3ºC – Sol, nuvens e chuva
Continua depois da publicidade
Sábado será de chuva
No domingo, a condição de instabilidade permanece entre o Sul catarinense e a Grande Florianópolis, com pancadas de chuva que podem ter forte intensidade, principalmente entre a madrugada e o início da tarde. O risco segue sendo de alagamentos pontuais. Em contrapartida, o tempo começa a firmar no Oeste, onde o sol volta a aparecer e as temperaturas se elevam, atingindo até 28°C à tarde. Do Meio-Oeste ao litoral, o aquecimento é mais moderado.
O mar fica mais agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,5 metros de altura, vindas do quadrante nordeste.
Frio intenso e até neve na próxima semana
Depois da chuva do fim de semana, a primeira massa de ar frio de origem polar deve chegar ao Sul do Brasil, dando os primeiros ares de inverno ao Estado.
Continua depois da publicidade
Entre a terça (27) e quarta-feira (28), essa onda de frio de 2025 avança por Santa Catarina, provocando temporais isolados com chuva forte, ventania e eventual queda de granizo. Em seguida, um frio mais intenso provoca o declínio acentuado da temperatura.
Entre a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (29), há possibilidade de neve nas áreas altas do Planalto Sul, previsão que será confirmada nos próximos dias, de acordo com as meteorologistas da Epagri/Ciram.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
O que está em andamento na construção de áreas de escape em serra de SC
O que são as “manchas escuras” que apareceram no mar em Balneário Camboriú




