Um decreto estadual publicado na quarta-feira (22) alterou a responsabilidade pela liberação e fiscalização de eventos em Santa Catarina. Agora cabe aos municípios essas tarefas. A mudança, segundo o governo do estado, é motivada pela melhora no cenário da pandemia.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Agora, eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows, entretenimento e eventos esportivos, precisam ser autorizados pelas prefeituras. A fiscalização deve considerar o cumprimento de medidas sanitárias federais, estaduais e também municipais.
Com a mudança, a fiscalização deve ser feita pelas Vigilâncias Sanitárias municipais.
O novo decreto não alterou as regras sanitárias em vigor. A expectativa é que nesta quinta-feira (23) seja publicada uma portaria pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com recomendações de prevenção para a realização de eventos.
Continua depois da publicidade
Em nota, a SES disse que a mudança considerou as diferentes realidades de cada município, acentuada pela temporada de verão e pelas festas municipais. “Cada uma delas será responsável por colocar as regras sanitárias em prática, com liberdade inclusive para adotar outras”, disse o texto.
O que muda:
- O decreto nº 1.634 transferiu aos municípios a responsabilidade de autorizar e fiscalizar eventos;
- Essa medida vale para eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e baladas, inclusive esportivos;
- As medidas sanitárias estaduais seguem valendo (uso de máscara obrigatório em locais fechados e com aglomeração, por exemplo);
- Uma portaria deve ser publicada nesta quinta-feira (23) com recomendações sanitárias para a realização de eventos.
Leia também
Com avanço da Ômicron, 11 países retomam medidas restritivas
Ministério da Saúde anuncia quarta dose contra Covid para imunossuprimidos
Samu em SC já tem empresa definida para operação temporária; saiba os detalhes