O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que anunciou a pré-candidatura à presidência na última semana, revelou em uma entrevista à rádio CBN o motivo pelo qual o irmão mais novo, Carlos Bolsonaro (PL-RJ), escolheu Santa Catarina para disputar as eleições do ano que vem. Carlos renunciou ao cargo de vereador no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (11) para disputar uma cadeira de senador por Santa Catarina

Continua depois da publicidade

— Carlos tem esse sonho de Santa Catarina, ele ama aquele estado, ele vive lá há vários e vários anos, ele é apaixonado por Santa Catarina, ele já faria esse movimento independente de qual fosse a minha decisão. Quando ele opta em ser pré-candidato ao Senado por Santa Catarina, realmente não havia definição, nenhuma expectativa já definida de que eu seria candidato a presidente, portanto, abriria-se uma vaga para candidatura ao Senado no nosso estado, no Rio de Janeiro, já que eu era pré-candidato ao Senado no Rio de Janeiro — afirmou em entrevista à rádio CBN

Flávio afirma que Jair Bolsonaro (PL), que está preso na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília (DF), o escolheu como candidato a presidente nas eleições de 2026. O anúncio trouxe diversas reações, com disparada do dólar e queda na bolsa, e negociações por uma anistia para o pai, a qual Flávio apontou como “o preço a se pagar” pela candidatura.

A mudança de Carlos Bolsonaro para Santa Catarina, contudo, já vem sendo anunciada há mais tempo. Desde meados de agosto ele tem participado de eventos e encontros com outras lideranças no Estado, em um “esquenta” para a pré-candidatura, confirmada em outubro.

— Não influenciou em nada, ele já estava decidido, ele ama aquele estado, ele passou aqui sete mandatos de vereador como vereador da capital do Rio de Janeiro, ele já queria ir para lá, então ele vai de mala e cuia porque era o sonho dele que se Deus quiser vai se concretizar de agora ele poder ajudar o estado de Santa Catarina — completou Flávio.

Continua depois da publicidade

Entenda o impasse sobre Carlos Bolsonaro em SC em 12 fotos

“Causa maior”

Em postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (12), Carlos afirmou que sua ida para Santa Catarina representa uma “missão” por uma “causa maior”. Na postagem, ele diz ter deixado para trás “no mínimo mais três anos de tranquilidade” caso optasse por seguir no mandato. “Após 25 anos de vereança, cumprindo uma missão e servindo a uma causa maior, sempre coloquei o trabalho acima de qualquer vaidade”, escreveu.

“Hoje, abro mão de dois recordes históricos de votação para dar continuidade ao nosso propósito – agora em um novo capítulo, alinhado com os anseios do Brasil que acreditamos e defendemos”, continuou.

O vereador também citou uma frase associada ao pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro: “Como meu Pai sempre disse: ‘Santa Catarina é o Brasil que deu certo!’”

Continua depois da publicidade

Ao justificar a mudança, Carlos afirmou assumir “novos compromissos” em SC com a intenção de “elevar ainda mais o legado” do ex-presidente. Disse ainda que pretende representar “com mais força” os “verdadeiros interesses do Brasil”.