A partir desta terça-feira (23), Florianópolis passa a ter coleta seletiva de orgânicos em condomínios e estabelecimentos comerciais dos bairros Estreito e Jardim Atlântico. As coletas acontecerão sempre às terças e sextas-feiras, a partir das 12h. Ao menos 130 condomínios residenciais, sete condomínios comerciais e 17 comércios individuais serão atendidos.

Continua depois da publicidade

 Receba notícias da CBN Floripa pelo WhatsApp 

Para o trabalho, serão usados caminhões satélites, com dimensões menores que os da coleta seletiva tradicional de embalagens. Eles têm um sistema de acomodação na caçamba específico para orgânicos.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, em 2023, houve o recolhimento e compostagem de 1,4 mil toneladas de restos de alimentos. Esta coleta já era feita nos bairros Centro, Itacorubi, Trindade, Pantanal, Carvoeira e João Paulo.

Para serem atendidos pelo serviço, os estabelecimentos e condomínios devem usar contentores no modelo europeu na cor marrom e com capacidade de 120 litros, descrito na NBR 15.911-2, da ABNT. Caso seja necessário o uso de sacos, devem ser compostáveis. Dentro de cada residência, devem ser usados baldinhos reutilizáveis para que mais tarde os resíduos sejam depositados nos contentores do prédio.

Continua depois da publicidade

Para saber mais sobre o serviço, o contato é pelo Whatsapp (48) 3261-4808 ou pelo link bit.ly/rotascoleta.

Leia também:

Taxa de coleta de lixo em Florianópolis aumenta em até 15% e gera protesto

Alvo em esquema do lixo em Florianópolis diz que prefeitura se preparava para greve

Destaques do NSC Total