nsc

    Pandemia

    Florianópolis amplia testagem de coronavírus e supera Coreia do Sul, afirma secretário

    Capital realiza exames com profissionais da saúde, limpeza pública, segurança, comércio e academias

    21/07/2020 - 12h44 - Atualizada em: 21/07/2020 - 12h52

    Compartilhe

    Kadu
    Por Kadu Reis
    Testes PCR apresentam resultado mais preciso na identificação do coronavírus
    Testes PCR apresentam resultado mais preciso na identificação do coronavírus
    (Foto: )

    Uma tecnologia local desenvolvida no centro de inovação Sapiens Parque permite à prefeitura de Florianópolis realizar exames para identificação do coronavírus sem depender do Laboratório Central (Lacen), que acumula demandas de todo o estado. Até 400 testes PCR podem ser feitos diariamente. Segundo Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde da Capital, a cidade supera a Coreia do Sul na comparação da testagem proporcional.

    Equipamentos da Fiocruz vão aumentar em 70% a capacidade do Lacen para processar testes de Covid

    — O país que mais testou é a Coreia do Sul, com até 23 testes por 100 mil habitantes a cada semana. Nós estamos agora aproximadamente 20% acima deste número. Estamos trabalhando com a adequação das equipes, capacidade de testagem e produção de material — afirma o secretário.

    Ouça a entrevista com Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis:

    Segundo o responsável pela pasta da Saúde na Capital, a cidade coordenou até o momento a realização de 5.577 exames PCR e 11.356 testes rápidos. No momento, são submetidos à nova testagem seis mil funcionários do comércio e academias de Florianópolis. Entre os servidores municipais, 1.747 testes foram feitos com profissionais da saúde, 374 com colaboradores da Comcap e 165 com agentes da Guarda Municipal.

    Painel do Coronavírus: só oito cidades de SC não têm casos de covid-19; confira no mapa

    — Fizemos uma parceria com empresa que nos permite fazer o teste PCR, o mais efetivo dos exames. Com esta tecnologia, conseguimos evitar a demora na análise dos testes no Lacen, que muitas vezes retardavam a identificação de casos. Esta tecnologia é pioneira no Brasil e nos permite ampliar a testagem — comenta o secretário.

    De acordo com os dados confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, Florianópolis registra 2.517 casos confirmados de coronavírus e 38 mortes causadas pela doença Covid-19. Conforme o Covidômetro Floripa, 92% dos leitos de UTI adultos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados. O painel aponta 1.764 pacientes em acompanhamento na cidade.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas