A prefeitura de Florianópolis enviou um ofício ao Governo de Santa Catarina, após a Secretária de Saúde recomendar a suspensão da testagem gratuita da Covid-19 em assintomáticos. A Capital pediu a reconsideração do Estado nesta quinta-feira (20) e argumentou que das pessoas sem sintomas testadas pelo município, 27% positivaram para a doença.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Segundo a Secretária de Saúde da Capital, desde o dia 1° de janeiro, 12.071 pessoas sem sintomas testaram contra Covid-19. Destas, 3285 pessoas foram positivadas. A nota relembrou que Florianópolis concentra o maior número de casos ativos do Estado, 10.489 pessoas, conforme o Painel do Coronavírus do NSC Total. O número foi atribuído a população que passa pela cidade no verão e a estratégia de testagem.

Para o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, o número de pessoas que testou positivo para a doença mesmo sem sintomas é a prova de que a testagem gratuita é válida.

— Por mais que os estudos demonstram que pessoas sintomáticas tem maior grau de transmissão em relação a quem não tem sintomas, na prática pode ser ao contrário. Pessoas com sintomas geralmente já se isolam automaticamente. Já quem não tem sintomas segue circulando normalmente, trabalhando, participando de encontros sociais, o que aumenta o risco de transmissibilidade — explicou Loureiro.

Continua depois da publicidade

> Testagem gratuita de Covid em assintomáticos de SC deve ser suspensa, recomenda SES

De acordo com o colunista Ânderson Silva, o Governo do Estado enviou nesta-segunda-feira (17), um ofício que pedia aos municípios para suspenderam a testagem de assintomáticos. Segundo o documento, a orientação era priorizar o uso dos testes enviados pelo Ministério da Saúde para pessoas com sintomas da Covid.

Além disso, a nota reclamou do critério para distribuição dos testes no Estado e pediu que Florianópolis recebesse um maior número. Segundo o texto, atualmente o Governo de SC distribuí os testes de maneira igual entre as cidades. A prefeitura sugeriu que o Estado deveria considerar que a Capital é uma cidade turística com aumento populacional na temporada, e por isso, ampliar a entrega de testes. 

Leia também

Elza Soares morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

Testes de Covid são jogados no lixo em cidade de SC; entenda

Por que a onda de calor em SC é inimiga no combate à Covid-19