nsc
dc

Saúde

Florianópolis registra primeiro caso de coronavírus em pessoa que se cadastrou por QR Code

Sistema de cadastro eletrônico para quem utiliza ônibus e frequenta shoppings e estabelecimentos já teve 400 mil check-ins efetuados e ajuda a monitorar contactantes

09/07/2020 - 17h25 - Atualizada em: 09/07/2020 - 17h30

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
QR Codes estão em ônibus, shoppings e estabelecimentos cadastrados para ajudar a mapear possíveis casos confirmados
QR Codes estão em ônibus, shoppings e estabelecimentos cadastrados para ajudar a mapear possíveis casos confirmados
(Foto: )

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informou o registro do primeiro caso confirmado de covid-19 em pessoa que fez check-in em estabelecimento por meio do sistema de QR Code. O caso foi confirmado na terça-feir

 (7). Tanto o estabelecimento quanto as pessoas que fizeram check-in no mesmo local já receberam mensagens da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis sobre os cuidados que devem tomar para evitar o contágio de covid-19. Não foi informado em qual estabelecimento a pessoa que teve o resultado positivo fez check-in.

> UFSC inicia desenvolvimento de vacina contra o novo coronavírus

Até o momento, segundo a prefeitura, já são mais de 400 mil check-ins realizados em ônibus, shoppings, galerias comercias, academias e outros estabelecimentos da capital, além de 61 mil pré-cadastros. O sistema ajuda a monitorar contactantes caso algum dos frequentadores receba diagnóstico positivo.

Os cadastros são feitos pelos próprios clientes e devem ser realizados antecipadamente pelo link covidometrofloripa.com.br/qrcode, com e-mail, telefone, e outros dados pessoais para identificação do usuário. O registro é anônimo e a identificação é feita por meio de códigos.

Cadastro para as empresas

Já as empresas devem gerar um QR Code na plataforma online. Não são aceitos dados obtidos por outros QR Codes ligados a outros sistemas que não seja o da Smart Tour, a empresa que gerencia o sistema em parceria com a Prefeitura de Florianópolis.

Para gerar o QR Code de rastreamento de contatos para o estabelecimento comercial basta acessar o link e preencher o cadastro com os dados solicitados. Em seguida, já é possível fazer o download do QR Code gerado. A imagem deve ser impressa colorida e o cartaz deve ser fixado na entrada do estabelecimento.

> VÍDEO: idosa desrespeita decreto e força entrada em shopping de Joinville para almoçar

Colunistas