Nos dias 4 e 5 de outubro de 2025, o CentroSul, em Florianópolis, será palco do Congresso Farol 2025, um dos maiores eventos do Brasil sobre autismo e desenvolvimento infantil.

Continua depois da publicidade

Com público estimado de 1,2 mil participantes, o congresso reunirá profissionais da saúde, educação, pesquisadores, famílias e representantes da sociedade civil em dois dias de imersão com conteúdo técnico e experiências inéditas.

Como ferramenta com IA pode ajudar no tratamento e diagnóstico de crianças autistas

A programação inclui palestras e mesas-redondas com referências internacionais, como o Dr. Joshua Jessel (Brock University, Canadá), além da presença de grandes profissionais e influenciadores brasileiros, como o Dr. Paulo Liberalesso e a deputada estadual Andrea Werner (PSB-SP), vozes de destaque na luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com autismo.

Outro destaque será a Zona de Experiências, um espaço interativo e imersivo que une ciência, prática e inovação, permitindo ao público vivenciar de forma lúdica e aplicada os principais conceitos discutidos no evento.

Continua depois da publicidade

— O Congresso Farol nasceu para ser um espaço de diálogo qualificado, que conecta profissionais, famílias e pesquisadores em torno de práticas baseadas em evidências, promovendo impacto real na vida de crianças e suas famílias — pontua Thiago Lopes, CEO e fundador do Instituto Farol, e doutor em Psicologia pela Universidade do Quebec.

O evento conta com o apoio de importantes marcas, como a Janod e a PsicoShop, que acreditam no fortalecimento da ciência, da inclusão e da inovação.

O que é o Instituto Farol?

O Instituto Farol, com sede em Florianópolis, é referência nacional em formação profissional, pesquisa e serviços voltados para o autismo e o desenvolvimento infantil. Pioneiro na implementação de modelos de intervenção precoce no Brasil, atua promovendo ciência de ponta e inclusão social.

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Mulher perde função renal e recebe rim do próprio marido em SC: “Prova de amor”

Doenças do coração causaram a morte de mais de 8,4 mil pessoas de SC em 2025

Falta de acesso a reposição hormonal pelo SUS afeta vida de mulheres de SC na menopausa