nsc
hora_de_sc

Mobilidade

Florianópolis vai implantar novo serviço de aluguel de bicicletas

Objetivo da prefeitura é de que o serviço seja disponibilizado ainda no primeiro semestre deste ano

05/05/2022 - 11h45

Compartilhe

Diane
Por Diane Bikel
Florianópolis já teve serviço similar implantado
Florianópolis já teve serviço similar implantado
(Foto: )

Os moradores de Florianópolis poderão voltar a alugar bicicletas em pontos da cidade a partir dos próximos meses. O edital recebe propostas até o dia 12 de maio e o objetivo da prefeitura é implantar o serviço ainda no primeiro semestre deste ano.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O funcionamento e quantidade de veículos serão definidos de acordo com o plano de implementação apresentado pela empresa aprovada. A ideia é que elas sejam distribuídas em todos os bairros da cidade. Cada estação precisará ter, no mínimo, três bicicletas, conforme informações do edital. 

Segundo a prefeitura, o serviço deve melhorar a mobilidade urbana e proporcionar uma “nova alternativa de deslocamento para a população". O órgão aguarda a aprovação da empresa para definir detalhes como lugares de implementação, número de equipamentos e valores. 

> Aprovação unânime do ICMS na Alesc "acusa o golpe" na guerra de narrativas das redes sociais

A cidade teve uma implantação similar, privada, em 2019, que incluía patinetes e bicicletas. O serviço, no entanto, foi desativado após cerca de um ano de funcionamento. De acordo com a Grow, empresa responsável pelos aluguéis, eles estariam em busca de "parcerias públicas para fortalecer e expandir operação", na época. Outras 12 cidades tiveram o serviço desativado. 

De acordo com o que divulgou a empresa, usuários de Florianópolis rodavam, em média, 60 mil quilômetros por mês. O uso era mais comum nos sábados e domingos, com picos às 10h e às 15h. 

Leia também

Grupo é suspeito de desviar até R$ 21 mil do auxílio emergencial em SC

Capotamento e pista molhada causam congestionamentos em Florianópolis

Colunistas