nsc
nsc

Férias

Floripa além do Costão do Santinho: saiba o que visitar na Ilha durante sua estadia

Hóspedes do resort podem aproveitar os dias de descanso para conhecer a história e cultura da capital catarinense

23/11/2021 - 14h51

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Ponte Hercílio Luz é o principal cartão-postal da cidade
Ponte Hercílio Luz é o principal cartão-postal da cidade
(Foto: )

Os hóspedes do Costão do Santinho podem aproveitar as férias com uma variedade de atrações culturais e gastronômicas, diversidade de aventuras e atividades, sem sair da estrutura do resort. No entanto, para quem vai passar uns dias no Complexo mas quer conhecer as belezas naturais da capital Florianópolis, há diversas opções de passeios nas proximidades.

A capital catarinense, conhecida carinhosamente pelo apelido Floripa, aparece anualmente nas listas dos destinos mais procurados durante o verão. O município conta com mais de 100 praias, monumentos históricos, pontos turísticos, bares e restaurantes que proporcionam diversidade e lazer para qualquer visitante.

> Costão do Santinho oferece pacotes especiais para diferentes momentos do ano

A Ilha da Magia tem mais de 6 mil anos de história, narrados em contos, lendas e mistérios. Além das praias e das atrações históricas, os turistas podem contar com muitas outras atrações, como o tradicional Centro Histórico, bairros tradicionais no estilo açoriano, museus, igrejas, teatros, e a Ponte Hercílio Luz. A cidade conta com uma costa de 172 km, repleta de pontos turísticos que formam belos cartões postais.

Se você vier a Florianópolis de avião, vai colocar seus pés na Ilha pela primeira vez no Sul do município, isso porque é a região da cidade em que o Floripa Airport está localizado. Já o Costão do Santinho fica no Norte, lado oposto da Ilha da Magia. Portanto, no trajeto aeroporto-resort é possível conhecer Florianópolis em sua essência.

Confira opções de passeios para você fazer assim que chegar ao Floripa Airport e seguir em direção ao Costão do Santinho, em Florianópolis:

1 - Ribeirão da ilha

Ribeirão da Ilha é um bairro de Florianópolis localizado no Sul da Ilha, próximo ao aeroporto. A região é a parada ideal para os turistas mergulharem na cultura manezinha, que carrega muitos traços dos açorianos que moraram na região. O Ribeirão da Ilha é um distrito tradicional, localizado a 11 minutos de carro do Floripa Airport, preenchido por edificações antigas e uma gastronomia típica local.

Ribeirão da Ilha é um ótimo local para desfrutar da gastronomia manezinha
Ribeirão da Ilha é um ótimo local para desfrutar da gastronomia manezinha
(Foto: )

Isso porque Floripa é a maior produtora de ostras do Brasil e boa parte desses moluscos são criados no Ribeirão da Ilha. Os restaurantes do bairro podem ser uma opção de almoço após a chegada à Ilha da Magia. No Costão, são consumidas mais de 700 mil ostras anualmente e disputa com o camarão a preferência dos hóspedes quando o assunto é frutos do mar.

2 - Praia do Campeche

Seguindo viagem, uma das mais belas praias de Florianópolis é a Praia do Campeche. Muito frequentada por surfistas e população local, ela encanta com o azul do mar e areia branca fina.

A Praia do Campeche é uma das mais paradisíacas da Ilha
A Praia do Campeche é uma das mais paradisíacas da Ilha
(Foto: )

É uma praia bem preservada que ainda é muito conhecida por estar de frente para a paradisíaca Ilha do Campeche, área de proteção ambiental aberta à visitação, localizada a cerca de 1,5 quilômetros da praia. Durante o verão, há vários passeios de barcos especialmente para a pequena Ilha.

3 - Lagoa da Conceição

Seguindo em direção norte a partir da Praia do Campeche pela SC-406, a Lagoa da Conceição é uma das principais atrações turísticas de Florianópolis. Situada no centro geográfico, ela reúne praias, dunas, montanhas e a maior laguna da cidade. Historicamente, esta região é conhecida por ser a primeira vila administrativa da cidade, local onde hoje funciona o ‘centrinho’ da Lagoa da Conceição.

> Turismo sustentável: Conheça as ações de preservação ambiental do Costão do Santinho

Lagoa da Conceição é o lugar ideal para um piquenique em família
Lagoa da Conceição é o lugar ideal para um piquenique em família
(Foto: )

Este espaço é ideal para atender diversos gostos. Para quem viaja em família, a temperatura quente da água, a pouca profundidade e a ausência de ondas e correnteza, possibilita um ambiente ideal para a diversão das crianças. Já quem busca agitação na vida noturna encontra diversos bares, restaurantes e baladas. A Lagoa ainda reúne música, cultura, arte e atividades esportivas.

4 - Centro Integrado de Cultura - CIC

Neste momento da viagem, você pode decidir se deseja seguir o caminho mais rápido até o Costão ou se fará um pequeno desvio para visitar o Centro da Capital. Caso queira seguir a rota mais rápida até o resort, pule para a dica número sete.

> Costão do Santinho é lugar ideal para viver momentos inesquecíveis

Mas, para quem não dispensa uma boa atividade cultural, o Centro Integrado de Cultura (CIC) é uma parada obrigatória. Ele é localizado em uma das regiões mais agitadas de Florianópolis e concentra diversas manifestações culturais, como música, teatro, cinema e artesanato.

É no CIC que está localizado o Teatro Ademir Rosa, que comporta quase mil pessoas, e o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). No espaço, também funciona um cineclube com uma programação alternativa aos circuitos comerciais, e o Museu da Imagem e do Som.

5 - Beira-mar Norte

Ao sair do CIC e virar à esquerda, você já estará na Beira-mar Norte, a avenida mais famosa da cidade. A orla é um lugar muito comum para a prática de atividades físicas e de lazer.

Beira-mar norte é uma das regiões mais valorizadas de Floripa
Beira-mar norte é uma das regiões mais valorizadas de Floripa
(Foto: )

No trapiche são realizadas diversas atividades culturais e ainda é possível alugar uma bicicleta, tomar um sorvete e apreciar um lindo pôr-do-sol.

6 - Ponte Hercílio Luz

Esse é o principal cartão-postal da cidade. A Ponte Hercílio Luz é a mais antiga entre as três que ligam a parte insular e continental da capital. Nacionalmente, ela é conhecida como a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de olhal ainda existente, ou seja, é um ponto turístico extremamente interessante para quem gosta de arquitetura ou engenharia.

Hoje, a Ponte Hercílio Luz conta com passagem para pedestres, bicicletas e carros.
Hoje, a Ponte Hercílio Luz conta com passagem para pedestres, bicicletas e carros.
(Foto: )

É nesta ponte que é possível vislumbrar uma das vistas panorâmicas mais bonitas do Centro de Florianópolis. Nesta área, também está situado o Parque da Luz, uma grande área verde de lazer. A Ponte teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922, e na década de 90, foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis. No ano passado, após um longo período de restauração, a ponte foi reaberta para o tráfego de veículos.

7 - Santo Antônio de Lisboa

Voltando à rota original, sentido Norte da Ilha, Santo Antônio também é um bairro tradicionalmente açoriano como o Ribeirão. Lá, o visitante pode admirar construções históricas, casinhas coloridas e as pitorescas ruas estreitas do vilarejo.

Igreja de Santo Antônio de Lisboa
Igreja de Santo Antônio de Lisboa
(Foto: )

Gatronomia também é o forte dessa região. A lista de restaurantes disponíveis é bem ampla, sendo que vários dos grandesnomes da, padarias e docerias da cidade estão nessa região. Lá, é possível se deliciar com pães, doces, gastronomia mediterrânea, oriental, italiana e açoriana. 

8 - Praia dos Ingleses

Essa praia é um dos destinos favoritos dos turistas, e por isso, costuma ser movimentada durante o ano todo. No verão, pessoas do Brasil e do mundo optam por passar as férias neste canto do litoral catarinense. No local, os turistas podem desfrutar de uma grande e qualificada infraestrutura, que envolve bares, restaurantes, serviços variados na faixa de areia e até mesmo um pequeno shopping center.

A Praia dos Ingleses é carinhosamente chamada de “zinga” pela população local
A Praia dos Ingleses é carinhosamente chamada de “zinga” pela população local
(Foto: )

Ingleses conta com uma grande extensão da praia, de 5km. De um lado, o mar é calmo e ideal para curtir com toda a família, de crianças a idosos. Já do lado oposto, as ondas são mais intensas e propícias para a prática de esportes radicais, como o surf. A areia desta praia é fina, o que favorece a formação de dunas, e a água é quente, ideal para os banhistas. Para quem está hospedado no Costão do Santinho, a vantagem é que esta praia está localizada a apenas 2 km de distância.

Com essa rota, passando por oito dos pontos principais da cidade ao sair do aeroporto, você está pronto para relaxar e aproveitar seu descanso no único resort all inclusive do Sul brasileiro.

Esse pequeno roteiro condensa um pouco da magia da ilha, mas existem outros lindos cantos a serem explorados. Canajurê, Parque Estadual do Rio Vermelho, Costa da Lagoa, Praia Mole, Cacupé, Joaquina, Naufragados são algumas das outras paisagens imperdíveis da ilha. O único ponto negativo é você não querer voltar.

Quer marcar sua reserva no Costão do Santinho? Acesse o site.

Visite o canal do Costão do Santinho no NSC Total.

Leia também

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

A burocracia é um problema na sua empresa? Saiba como economizar tempo e dinheiro

Colunistas