O tema da 15ª edição do Folianópolis foi a Bahia, estado que exportou o axé para todo o Brasil. A micareta tornou-se famosa em Santa Catarina, justamente por trazer esse clima ao sul do país. O evento reúne moradores de cidades próximas à Capital e também de outras regiões do Brasil, como Nordeste e Sudeste.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Vestindo um turbante e colares famosos na cultura baiana, Roberto Oliveira Nascimento, 49 anos, é de Salvador e vem a Florianópolis para a micareta há 12 anos. Para ele, a cidade tem “a micareta mais bonita do Brasil”. Renan Souza também é da Capital baiana, mas diferente do veterano, está pela primeira vez no evento catarinense. Ele é pintor artístico e viaja pelo Brasil com sua arte. No Folia, ele estava com tinta branca e glitter enfeitando os foliões com traços culturais da Bahia.
Além dos que vieram passear, tem quem veio para ficar. Yasmin Teymeny, 27 anos, e Vinicius Souza, 31 anos, saíram de Salvador para morar em Floripa neste último final de semana. Eles resolveram matar a saudade da cultura assim que chegaram. Yasmin diz que “o clima, o axé e o calorzinho do verão” lembram a terra natal.
Amigas saem dos EUA para celebrar despedida de solteira no Folianópolis
Continua depois da publicidade
As amigas Olga Polastro, 48 anos, Angélica Santos, 36 anos, e Veruska Oliveira, 42 anos, viajaram de Ribeirão Preto, São Paulo, só para conhecer o Folianópolis. Elas contam que viram pelo Instagram a propaganda e quiseram vir para a Capital catarinense — somente uma delas conhecia a cidade. Animadas, elas contam que conheceram as praias da Barra da Lagoa e Joaquina. As três afirmam que o que chamou atenção no litoral catarinense para elas é a areia ser “macia”.
Já Andrei Nardelli, 29 anos, e Ana Carolina Mendes, 31 anos, saíram de Rio do Sul para prestigiar a micareta, e encontraram a amiga Dara Victorino, 26 anos, que saiu de Itajaí. As meninas já tinham vindo em outras edições do Folia, e Andrei estava indo pela primeira vez.
— É a melhor experiência da vida — resume Dara, afirmando que “estava com saudade” do evento.
Folianópolis encerra última noite deixando gostinho de carnaval
15 anos de evento
O Folianópolis é realizado há 15 anos, e tem manezinhas que acompanharam todas as edições. Nice Coelho, 58 anos, e a filha Juliana Coelho, 35 anos, vão juntas no evento desde a primeira vez que foi realizado. Elas estavam acompanhadas de Aline Silvestre, 49 anos, e Camila Silva, 35 anos. De tanto amor pelo axé, elas chegaram a viajar para passar o carnaval em Salvador, em 2007.
Continua depois da publicidade
O evento reuniu mais de 16 mil pessoas durante três dias em Florianópolis e deve retornar no próximo ano entre 2 e 4 de novembro. As vendas dos ingressos devem iniciar em breve, segundo a organização.
Leia também
SC volta a recomendar uso de máscaras após alta de casos da Covid-19
As curiosidades e como o mundo chegou à marca de 8 bilhões de habitantes segundo a ONU
Encontro neonazista termina com a prisão de oito pessoas em SC