A vice-presidente Delcy Rodríguez foi reconhecida, neste domingo (4), pelas Forças Armadas da Venezuela como presidente interina do país. O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela já havia determinado a vice-presidente assuma o poder por 90 dias após a captura pelos Estados Unidos do presidente Nicolás Maduro no sábado (3).
Continua depois da publicidade
O reconhecimento foi feito em um comunicado transmitido na televisão para os venezuelanos. Nele, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, concordou com a decisão do Tribunal Supremo de Justiça. Entretanto, nada mais foi dito sobre a posição das Forças Armadas em relação a Rodríguez.
O que diz a decisão da Justiça da Venezuela
A decisão do Tribunal Supremo de Justiça teve como objetivo “determinar o quadro jurídico aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania face à ausência forçada do Presidente da República”.
A ordem acontece, também, para “garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação”, segundo a Justiça venezuelana.
Veja as fotos dos ataques à Venezuela
Quem é Delcy Rodríguez
Delcy Rodríguez é vice de Maduro e tem 55 anos. Ela é advogada e ocupa cargos no governo da Venezuela desde 2003, ainda na gestão de Hugo Chávez. Em sua primeira declaração após a captura de Maduro pelos Estados Unidos, Rodríguez afirmou que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”, e disse que a captura de Maduro foi um “sequestro”.
Continua depois da publicidade
Rodríguez é filha de Jorge Antonio Rodríguez, fundador da Liga Socialista, partido marxista, e irmã de Jorge Rodríguez Gómez, ex-vice-presidente da Venezuela e ex-prefeito de Caracas. Ela já atuou como professora universitária e presidiu, também, uma associação de advogados trabalhistas.
A agora presidente interina da Venezuela também é alvo de sanções impostas por diferentes países e blocos desde 2018, principalmente pelos Estados Unidos, pela União Europeia, Canadá, México e Suíça.
*Com informações do g1 e da CNN.






