A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) pediu para que pais e responsáveis ​​interrompam o uso de alguns lotes da fórmula infantil ByHeart Whole Nutrition. O caso ocorre após agências de saúde constatarem um aumento no número de infecções por botulismo em bebês que consumiram o produto em pó. Desde agosto, 13 crianças contraíram a doença em 10 estados do país norte-americano. Com informações do O Globo.

Continua depois da publicidade

Em comunicado sobre o surto, a FDA informou que identificou dois lotes da fórmula infantil, disponível online e em grandes varejistas, que, segundo ela, não devem ser usados: 206VABP/251261P2 e 206VABP/251131P2. Nenhuma morte foi relatada até o momento.

Os 13 casos foram identificados no Arizona, Califórnia, Illinois, Minnesota, Nova Jersey, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Texas e Washington. O produto está sendo testado, informou a agência, e os resultados devem estar disponíveis nas próximas semanas.

A FDA investiga o surto em conjunto com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e agências de saúde estaduais e locais, incluindo o Programa de Tratamento e Prevenção do Botulismo Infantil da Califórnia.

A fabricante da fórmula informou que iniciou o recolhimento voluntário dos lotes do produto. A retirada do mercado foi realizada “para eliminar qualquer risco potencial do mercado e garantir o mais alto nível de segurança para os bebês”, diz a empresa.

Continua depois da publicidade

Os sintomas do botulismo, que podem levar a morte, incluem dificuldade para se alimentar, perda do controle da cabeça, dificuldade para engolir e diminuição da expressão facial. De acordo com a FDA, os sintomas podem levar várias semanas para aparecer após o consumo da fórmula.