Nesta sexta-feira (17), será promovido o Fórum Regional de Turismo na Expoville. O evento vai permitir a troca de experiência entre empreendedores da área turística, além de discutir a importância do turismo na região.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

De acordo com Vanessa Falk, gerente da Secretaria de Cultura e Turismo, o Fórum faz parte do Caminho dos Príncipes, uma entidade de governança do turismo da região que abrange cidades como Joinville, São Francisco do Sul, Barra Velha, entre outras.

— Nós temos uma região turística que está composta por vários municípios e Joinville é o município indutor. Este Fórum reúne assuntos de interesse de todos eles. É uma oportunidade de dizer que estamos precisando nos atualizar e trazer pessoas que são referências nesse assunto — explica Vanessa.

Veja alguns pontos turísticos da cidade:

Continua depois da publicidade

O Fórum Regional de Turismo será realizado junto com a feira SC Outdoor Expo, que acontece até domingo (19). Esta feira também é voltada para o turismo e é a primeira vez que está sendo realizada na cidade.

— É uma feira com expositores que oferecem atividades em outdoor. Juntar os eventos gera a oportunidade para quem está conhecendo a feira se capacitar sobre o turismo e de quem vem para o fórum conhecer essas atividades de outdoors — relata Vanessa.

As inscrições para o Fórum devem ser realizadas antecipadamente de forma gratuita. Os ingressos para a feira serão comercializadas separadamente, podendo ser comprados através do site da  SC Outdoor Expo ou no local do evento.

Confira a programação do evento

  • 13 – Abertura;
  • 13h15 – “Estratégias de Financiamento e Elaboração de Projetos no Turismo” com Nivaldo Vieira e Valéria Fomento;
  • 14h – “Grande reserva da Mata Atlântica: viajar, descobrir e conservar” com Marcos Alves e Ricardo Borges;
  • 14h45 – “Cicloturismo como vetor de desenvolvimento” com Rodrigo Oanieski;
  • 16h – “Desafios e oportunidades na jornada empreendedora do turismo” com Beneth Torquato, Luiza da Silva, Dario Bergemann e Lúcio Machado.

Continua depois da publicidade

Fórum auxilia no desenvolvimento turístico da região

Joinville foi considerada nível A no Mapa de Turismo Brasileiro. É o segundo ano consecutivo que a cidade recebe o selo máximo de aprovação no ramo.

— Quanto mais atratividade a cidade estiver recebendo, quanto mais turistas, quanto maior a demanda hoteleira, maior a pontuação para Joinville continuar com essa nota A. Essas duas feiras com certeza fazem parte dessa avaliação. O Fórum é um dos critérios para a nossa região turística estar no mapa do Ministério — conta Vanessa.

A pontuação funciona conforme as atratividades disponibilizadas pela região. A estrutura hoteleira, restaurantes, e quantidade de empregos gerados pelo setor de turismo fazem parte dos critérios utilizados para avaliação turística da cidade.

Leia também

Painel sobre gestão de crise realizado em Joinville discute emergência climática no RS

FOTOS: Restaurante pega fogo em uma das principais ruas de Joinville

Multinacional bilionária de SC cria programa de IA e aumenta faturamento em 17% neste ano

Destaques do NSC Total