O maior crânio de mosassauro, um réptil marinho histórico, entra em exposição única na América Latina. O Museu Oceanográfico Univali (Movi), em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de SC, recebe a peça nesta sexta-feira (4). O animal, inclusive, é uma das estrelas retratadas em uma famosa franquia de filmes.

Continua depois da publicidade

Com 1,2 metros, a peça do mosassauro é composta pelo crânio, mandíbula e dentes. O fóssil foi encontrado por colaboradores do Movi com apoio do Grupo Oceanic em janeiro de 2024, no Marrocos, em uma mina de cal em Ouled Bouali, no município de Oued Zem, na região de Khourigba. 

O crânio foi datado entre 66 e 70 milhões de anos. É um exemplar da espécie Mosassauro Titã (Thalassotitan atrox), um dos mais emblemáticos répteis marinhos do período Cretáceo, segundo a equipe de especialistas do museu. Inclusive, a espécie apareceu no trailer do novo filme da franquia “Jurassic World”, sucesso de bilheteria no mundo todo.

 A apresentação oficial acontece no dia 4 de julho, das 10h às 11h, no auditório do museu, em Balneário Piçarras.

— O mosassauro é um dos maiores predadores marinhos da história da Terra, e agora os catarinenses terão o privilégio de ver de perto esse impressionante fóssil — destaca Jules Soto, curador-geral e diretor do Museu Oceanográfico Univali.

Continua depois da publicidade

Após a apresentação, o crânio gigante será transferido para o parque Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú, onde ficará em exposição para o público a partir de 5 de julho.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Aniversário da cidade mais segura do Brasil terá show com Munhoz e Mariano

Colheita de maracujá cresce 35% em SC e produtores planejam próxima safra