O município de Araranguá, situado no Sul de Santa Catarina, completa 145 anos de emancipação nesta quinta-feira (3). A “Cidade das Avenidas”, como é conhecida, já foi o grande polo industrial da região no século passado. O local conta com pontos históricos, praias e um rio único na América do Sul.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Com mais de 72 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, o município fica a 219 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis. Considerada a principal cidade do Extremo-Sul Catarinense, Araranguá tem história diretamente ligada aos tropeiros que passaram pela região nos anos 1700.
Caminho dos Conventos
Entre 1728 e 1738, o Caminho dos Conventos foi uma ligação entre o litoral e o planalto catarinense, sendo rota de tropeiros que transportavam animais e mercadorias de um lado a outro no centro-sul do Brasil. O fluxo fez com que surgissem pontos de paragem, comércio, hospedagem e diversos serviços para os viajantes. Com isso, Araranguá, na época pertencente à Laguna, aos poucos se tornava um povoado.
Aproximadamente 10 anos depois, com a chegada de açorianos ao estado com destino ao Desterro e vilas do litoral da província, Araranguá passou a se tornar um dos destinos. Já em 1816, o povoado de Canjicas, atual Distrito de Hercílio Luz, crescia e se tornava um ponto economicamente importante para a região.
Continua depois da publicidade
Entre 1824 e 1920 imigrantes europeus, como alemães e poloneses desembarcaram na região, fazendo com que a população do núcleo de Criciúma e Araranguá aumentassem.
Criação do distrito e emancipação
Os distritos de Campinas e Nossa Senhora Mãe dos Homens foram fundados em 1848, ainda vinculados à Laguna. Aos poucos surgia a área da nova freguesia, atual Extremo-Sul Catarinense. No novo espaço geográfico e social foi iniciado o processo de estruturação política, administrativa e religiosa, com efeitos na economia de base agrícola, principalmente de subsistência, mas também com atividade comercial.
Em 3 de abril de 1880, enfim, foi criado o município de Araranguá, inicialmente com poucos moradores, o local se emancipou de Laguna. Seis anos depois, a planificação da cidade passou a ser discutida. O engenheiro Antônio Lopes de Mesquita entregou a “Planta da Futura Cidade de Araranguá”, com a presença de avenidas e ruas largas.
Ainda no século XX foi criado o importante hospital Bom Pastor, assim como a implantação de escolas e a criação do comércio e de indústrias locais. O transporte passava por ferrovias, além do tráfego fluvial e marítimo, com entradas pela barra do Rio Araranguá.
Continua depois da publicidade
Esporte e turismo
A cidade já contou com um time de futebol profissional, o Araranguá Esporte Clube, que viveu seu auge em 1991, com o título da Copa Santa Catarina. Atualmente o time disputa competições amadoras, mas sonha com o retorno ao cenário do futebol profissional.
Ao passar dos anos, o local se desenvolveu, cresceu economicamente e turisticamente, com a estruturação de Balneário Morro dos Conventos, Balneário Ilhas e as áreas urbanas da cidade. Turisticamente, entre os principais pontos de visitas estão a Praça Hercílio Luz, que é o coração do município, além do Açude Belinzoni e locais de turismo rural.
Leia também
Réplica de igreja histórica é destruída por incêndio em Criciúma; suspeita é de vandalismo
Continua depois da publicidade
A história e os acontecimentos marcantes da cidade que já foi a capital do carvão em SC








