Orla da praia em 1999 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Emancipado em 29 de dezembro de 1995, o município de Balneário Arroio do Silva, situado no Litoral Sul de Santa Catarina, atualmente conta com aproximadamente 17 mil habitantes. Apesar da pouca idade, o local conta com inúmeras histórias que vem de antes do desmembramento de Araranguá.
Por trás do nome do município, a história se entrelaça com uma família de músicos, que fazia sucesso na região Sul do Estado.
— Eles eram uma família de músicos negros, que na época receberam a alforria antes da Lei Áurea e passaram a morar no local. Eles eram chamados para tocar em eventos de Araranguá. Como moravam perto de um arroio, o pessoal começou a chamar o local de Arroio do Silva, por conta da família — explica o historiador Everaldo Scaini.
A praia é considerada um refúgio para pessoas acima dos 50 anos, além de ser a queridinha dos gaúchos no litoral catarinense, que compõem 83% da população da cidade. A praia é conhecida pela cultura de pesca, eventos esportivos e pontos turísticos. O local conta ainda com uma das maiores orlas de areia de todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Em fotos do arquivo da prefeitura do município e do acervo de Valdemar Hahn, a reportagem resgata como era Arroio do Silva entre 1980 e 1990, além de registros mais antigos, que mostram o desenvolvimento do balneário.
Veja as primeiras Arrancadas de Caminhões na beira-mar — maior evento do gênero no mundo —, evolução da Praça Central, comércio, hotéis, pontos turísticos e a cultura da pesca, retratados em fotos históricas.
Veja fotos antigas de Balneário Arroio do Silva
1
Comércio da Praça Central de Arroio do Silva em 1990 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Desfile de 7 de Setembro nos anos 9 no centro do município (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na década de 1980 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Imagem aérea da plataforma, localizada no bairro Meta, que fica no limite com Araranguá (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Imagem aérea da Praça Central e da quadra do _Getulião_ em Arroio do Silva (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Orla da praia de Balneário Arroio do Silva nos anos de 1980 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Praça Central com o Hotel Scaini de fundo, nos anos de 1990 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Praia lotada de carros e veranistas na beira-mar em 1990 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Procissão da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em frente ao Hotel Paulista (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Arrancada de Fuscas nos anos 90 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Baleia Jubarte encontrada na beira-mar, pré anos 80, data não especificada (Foto: Beto Kaiser)
Circo do palhaço Biriba nos anos 90 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Antigo Hotel Globo, atual Sobre as Ondas (Foto: Museu Histórico de Araranguá)
Arrancada de caminhões nos anos 90 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Arrancada de Motos nos anos 90 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Arrancada de Motos nos anos 90 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Canalização que deu origem ao nome da cidade de Balneário Arroio do Silva (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Construção da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, nos anos de 1980 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Foto da Plataforma, um dos principais destinos turísticos do município em 1997 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Foto de uma das primeiras Arrancadas de Caminhões do município (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Orla da praia em 1999 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Pescadores com corvinas pescadas em rede, no ano de 1984 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Praça Central com o tradicional Hotel Scaini ao fundo, em 1996 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Praça Central em 1998 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Primeiro ônibus escolar do Balneário Arroio do Silva (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Procissão e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, na Praça Central, no ano de 1982 (Foto: Histórias do Arroio, Arquivo Prefeitura de Arroio do Silva, Acervo Família Scaini)
Área central da orla da praia de Balneário Arroio do Silva na década de 1980 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)
Campanha pela abertura da estrada da praia em 1948 (Foto: José Genaro Salvador)
Centro da cidade entre os anos de 1980 e 1990 (Foto: Valdemar Hahn, Divulgação)