Emancipado em 29 de dezembro de 1995, o município de Balneário Arroio do Silva, situado no Litoral Sul de Santa Catarina, atualmente conta com aproximadamente 17 mil habitantes. Apesar da pouca idade, o local conta com inúmeras histórias que vem de antes do desmembramento de Araranguá.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Por trás do nome do município, a história se entrelaça com uma família de músicos, que fazia sucesso na região Sul do Estado.

— Eles eram uma família de músicos negros, que na época receberam a alforria antes da Lei Áurea e passaram a morar no local. Eles eram chamados para tocar em eventos de Araranguá. Como moravam perto de um arroio, o pessoal começou a chamar o local de Arroio do Silva, por conta da família — explica o historiador Everaldo Scaini.

A praia é considerada um refúgio para pessoas acima dos 50 anos, além de ser a queridinha dos gaúchos no litoral catarinense, que compõem 83% da população da cidade. A praia é conhecida pela cultura de pesca, eventos esportivos e pontos turísticos. O local conta ainda com uma das maiores orlas de areia de todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Em fotos do arquivo da prefeitura do município e do acervo de Valdemar Hahn, a reportagem resgata como era Arroio do Silva entre 1980 e 1990, além de registros mais antigos, que mostram o desenvolvimento do balneário.

Veja as primeiras Arrancadas de Caminhões na beira-mar — maior evento do gênero no mundo —, evolução da Praça Central, comércio, hotéis, pontos turísticos e a cultura da pesca, retratados em fotos históricas.

Veja fotos antigas de Balneário Arroio do Silva

Leia também

Qual a história por trás do nome da cidade de Balneário Arroio do Silva