Inaugurada em 1976, a Ponte Colombo Salles foi a segunda ligação entre as porções insular e continental de Florianópolis. Construída anos após a irmã mais velha, a Ponte Hercílio Luz, a estrutura chegou para modernizar a capital catarinense, em um período de grandes transformações. Com isso em mente, a reportagem do NSC Total foi atrás de fotos antigas que mostram a construção da Ponte Colombo Salles.

Continua depois da publicidade

A ponte foi construída para desafogar o trânsito na Ponte Hercílio Luz — na época, a construção recebia cerca de 27 mil veículos por dia, segundo dados do g1 SC.

Com mais de 1,2 quilômetros, a nova estrutura integrou o Projeto Catarinense de Desenvolvimento, plano de governo apelidado de “carnê fartura” devido ao volume de recursos que sua concretização exigiria. Junto dela, também foi inaugurada a SC-401 e o aterro da Baía Sul.

Veja fotos antigas da Ponte Colombo Salles

A inauguração ocorreu dia 8 de março de 1976. Na época, a ponte operava tanto no sentido Ilha quanto no sentido Continente, algo que só iria mudar com a chegada da Ponte Pedro Ivo, anos depois. A abertura foi uma grande festa popular e reuniu milhares de pessoas.

Atualmente, a ponte recebe cerca de 120 mil veículos diariamente. Ao NSC Total, a Secretaria do Estado de Infraestrutura confirmou que tanto ela, quanto a Ponte Pedro Ivo são as pontes mais movimentadas de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Homenagem ao ex-governador de SC

O nome da ponte foi uma homenagem ao então governador Colombo Machado Salles. Ele governou Santa Catarina entre 1971 e 1975, sendo indicado pelo presidente militar Emilio Garrastazu Médici.

Em entrevista ao Diário Catarinense, em 2016, o político disse que a homenagem foi feita contra sua vontade. A ideia foi votada na Assembleia Legislativa (Alesc). Colombo Salles faleceu em novembro de 2023, aos 97 anos.

Ponte Colombo Salles sucedeu Hercílio Luz

Leia mais

Por que Colombo Salles dá nome à ponte de Florianópolis