Inaugurada em 1976, a Ponte Colombo Salles foi a segunda ligação entre as porções insular e continental de Florianópolis. Construída anos após a irmã mais velha, a Ponte Hercílio Luz, a estrutura chegou para modernizar a capital catarinense, em um período de grandes transformações. Com isso em mente, a reportagem do NSC Total foi atrás de fotos antigas que mostram a construção da Ponte Colombo Salles.
Continua depois da publicidade
A ponte foi construída para desafogar o trânsito na Ponte Hercílio Luz — na época, a construção recebia cerca de 27 mil veículos por dia, segundo dados do g1 SC.
Com mais de 1,2 quilômetros, a nova estrutura integrou o Projeto Catarinense de Desenvolvimento, plano de governo apelidado de “carnê fartura” devido ao volume de recursos que sua concretização exigiria. Junto dela, também foi inaugurada a SC-401 e o aterro da Baía Sul.
Veja fotos antigas da Ponte Colombo Salles
A inauguração ocorreu dia 8 de março de 1976. Na época, a ponte operava tanto no sentido Ilha quanto no sentido Continente, algo que só iria mudar com a chegada da Ponte Pedro Ivo, anos depois. A abertura foi uma grande festa popular e reuniu milhares de pessoas.
Atualmente, a ponte recebe cerca de 120 mil veículos diariamente. Ao NSC Total, a Secretaria do Estado de Infraestrutura confirmou que tanto ela, quanto a Ponte Pedro Ivo são as pontes mais movimentadas de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Homenagem ao ex-governador de SC
O nome da ponte foi uma homenagem ao então governador Colombo Machado Salles. Ele governou Santa Catarina entre 1971 e 1975, sendo indicado pelo presidente militar Emilio Garrastazu Médici.
Em entrevista ao Diário Catarinense, em 2016, o político disse que a homenagem foi feita contra sua vontade. A ideia foi votada na Assembleia Legislativa (Alesc). Colombo Salles faleceu em novembro de 2023, aos 97 anos.









