Mais do que ser conhecida pelos seus parques verdes e unidades de conservação que abrigam flora e fauna nativa, Curitiba ganhou o título de Capital Ecológica do Brasil. Líder nacional no percentual de reciclagem de resíduos, a cidade paranaense faz a separação de 22% de todo o lixo que produz.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Curitiba possui pelo menos 50 parques e bosques na cidade, além de um jardim botânico. Somados às praças, jardinetes e jardins ambientais, são quase 13 milhões de metros quadrados de áreas preservadas com bosques nativos, equipamentos de lazer e prática esportiva. 

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Veja fotos antigas de Curitiba

Continua depois da publicidade

Também, a cidade chegou aos 60 metros quadrados de área verde para cada morador, quando o mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 metros quadrados por habitante.

Em março de 2024, durante o aniversário de 331 anos da cidade, completou também um ano do projeto Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina.

Inaugurada em 2023, a usina já garantiu a produção de 30% da energia consumida pelos prédios públicos da prefeitura. Em 12 meses, a Pirâmide Solar gerou 4.598.094 Kwh (kilowatts/hora), energia suficiente para abastecer 20 mil residências por um mês (residências com família de quatro pessoas). A ação de sustentabilidade representa uma economia de R$ 2,34 milhões para os cofres do município.

Para seguir como Capital Ecológica do Brasil, Curitiba mantém a educação ambiental, através do Família Folhas, um projeto que mantém ações e apresentações teatrais, além de campanhas publicitárias, que passam conceitos ambientais para a população.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Fotos históricas mostram “construção” da cidade mais antiga de SC

Fotos de antigamente mostram como Joinville era antes de ser a cidade mais populosa de SC

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis no passado

Destaques do NSC Total