Um canil que vendia cães de raça há cerca de 30 anos em Blumenau foi interditado em uma ação conjunta de policiais civis e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. No local, no bairro Velha, os agentes encontraram desde animais sem vacinas básicas até alimentação inapropriada. As fêmeas ficavam prenhas ininterruptamente, sem períodos de descanso, o que configura exploração reprodutiva, algo proibido.

Continua depois da publicidade

A fiscalização ocorreu na quinta-feira (4). No imóvel, foram encontrados 20 cães da raça Chihuahua, Schnauzer, Pinschers e Lulu da Pomerânia. Na lista de irregularidades, os profissionais elencaram: nenhum animal era castrado, apenas dois possuíam imunização atualizada (mas nenhum contra raiva), não havia abrigo para chuva e sol, o manejo de parentesco entre os cachorros que cruzavam não era feito, medicamentos vencidos eram usados, incluindo para indução de parto e antibióticos injetáveis, e um cão com úlcera não estava recebendo o tratamento adequado.

Veja fotos da operação

“Maternidades” improvisadas no chão e um pássaro trancado em gaiola dentro de caixa de papelão também fizeram parte dos fatos flagrados pela polícia. O dono revelou aos investigadores que vende os filhotes por valores entre R$ 4 mil e R$ 5 mil e, apesar de ter o negócio há décadas, nunca o regularizou.

Ele foi preso em flagrante por maus-tratos. Todos os animais foram apreendidos. As fêmeas gestantes foram levadas a lares temporários para os cuidados específicos e o Cepread acolheu os demais para castração, identificação por microchip e vacinação antes do envio à adoção responsável. O órgão municipal aplicará também multa administrativa com valor ainda a ser definido.

Leia mais

Andarilho fica gravemente ferido ao ter corpo incendiado enquanto dormia sob ponte de Itajaí

Continua depois da publicidade