Neste mês de abril acontece a segunda edição do Comida di Buteco, concurso que vai eleger o “melhor botequim” de Joinville. O concurso ocorre em todo o Brasil. Na cidade do Norte catarinense, são 17 estabelecimentos disputam o título entre si.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O concurso acontece entre os dias 5 e 28 de abril. Para participar, os estabelecimentos têm de ser “buteco raiz”, onde o dono está à frente do negócio. Através de votação popular será escolhido o melhor nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Nos cardápios, combinações de ingredientes regionais fazem parte dos pratos: carnes, frutos do mar, molhos e temperos locais. 

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Conheça os concorrentes

Depois de ganhar a edição 2023, o Bar e Quadra de Esportes Adolfo, na Anita Garibaldi, inova e vem neste ano para a disputa com o “Picadão do Adolfo”, um picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho.

Continua depois da publicidade

Para selecionar os 17 participantes, os organizadores estiveram em Joinville e visitaram um a um. Os butecos não pagam nada para participar do evento, precisam criar um petisco e, durante o mês de abril, o preço é tabelado, custando R$35. 

Mais sobre o Comida di Buteco

O Comida di Buteco ocorre em 45 cidades do Brasil e envolve mil participantes. Em Santa Catarina, participam também Blumenau e Florianópolis. Como funciona até o dia 28 de abril, os participantes serão avaliados pelo público, que recebe uma cédula de votação em cada um dos locais participantes, e por 3 jurados. Metade da nota final é definida pelo público e metade, pelos jurados. 

Com voto popular e de jurados é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: 

  • Atendimento
  • Temperatura da bebida
  • Higiene
  • Petisco

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Melhor experiência”: conheça a casa com um dos aluguéis mais caros de Joinville

FOTOS: Saiba como adotar um dos cães de raça resgatados de canil clandestino em Joinville

“Sobreviver primitivamente”: catarinense conta sobre experiência no reality Largados e Pelados