Ao todo, 17 bares de Joinville participam da competição (Foto: Divulgação)
Neste mês de abril acontece a segunda edição do Comida di Buteco, concurso que vai eleger o “melhor botequim” de Joinville. O concurso ocorre em todo o Brasil. Na cidade do Norte catarinense, são 17 estabelecimentos disputam o título entre si.
O concurso acontece entre os dias 5 e 28 de abril. Para participar, os estabelecimentos têm de ser “buteco raiz”, onde o dono está à frente do negócio. Através de votação popular será escolhido o melhor nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Nos cardápios, combinações de ingredientes regionais fazem parte dos pratos: carnes, frutos do mar, molhos e temperos locais.
Budega Dona Francisca – Budega Skewers: são 6 espetinhos com 3 sabores de carnes, sendo frango, bovina e suína, recheados com queijo mussarela, empanados e fritos. Acompanha 2 tipos de molhos especiais da casa – (Foto: Divulgação)
Casa Amarela -Torresmo da Casa Amarela: torresmo à pururuca frito em pedaços, acompanha geléia de pimenta e limão – (Foto: Divulgação)
Casa Confraria – Agnoline da Nonna: agnolines de frango empanados e fritos. Acompanha molho de queijo gorgonzola reduzido no requeijão cremoso – (Foto: Divulgação)
8 – Clover Pub – Trevo da Sorte: petisco de bolinho de carne bovina, sticks de frango empanado e torresmo de panceta suína – (Foto: Divulgação)
Casa 97 – Brusquetas com tortilhas e salame: brusquetas com passata de tomates ao molho pesto, cheddar salame italiano e tortilhas sabor queijo nacho – (Foto: Divulgação)
HOLY MEAT – Tosta com pastrami: pão de fermentação natural tostado com manteiga e alho, sour cream, pastrami da casa desfiado, creme de queijo e picles de cebola roxa – (Foto: Divulgação)
Espaço Sabor – Bolinho de Feijoada: bolinho de feijão com ingredientes da feijoada tradicional, recheado com bacon e couve mineira – (Foto: Divulgação)
Empadas Jerke – Bolinho de carne recheado: bolinhos de carne recheados com bacon e provolone – (Foto: Divulgação)
San Julian Brew Pub – Costelícia do San Julian: bolinhos de costela desfiada com catupiry, recheado com mussarela, empanados e fritos – (Foto: Divulgação)
Petisqueira Caxias – Petisco Caxias: cubos de frango, aipim e bacon com molho de alcaparras – (Foto: Divulgação)
Mr. Lúpulo – Sabores do Brasil: porção composta por 4 bolinhos de feijoada e 4 bolinhos de Arroz com 3 queijos. A combinação do PF Brasileiro, em forma de petiscos. Acompanhado da tradicional pimenta da casa – (Foto: Divulgação)
Restaurante do Paulinho – Pasteizinhos de Siri: pastelzinho de carne de siri acompanhado de vinagrete de tomate – (Foto: Divulgação)
Sul Bar – Chapeadinho Sul bar: uma chapa com alcatra em tirinhas acebolada e batata frita acompanhada de maionese verde, molho de pimenta e farofa – (Foto: Divulgação)
11 – Ovelha Negra Pub – Bolinho de vaca atolada: bolinho de mandioca cozida com costela desfiada, empanada com panko crocante e frito. Rua: Max Colin, 776 – América – (Foto: Divulgação)
Bar e Quadra de Esportes Adolfo – Picadão do Adolfo: picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho – (Foto: Reprodução)
Dovah Lanches e Shawarmas – bolinhos do Dovah: bolinhos de aipim recheado com costela desfiada – (Foto: Divulgação)
Depois de ganhar a edição 2023, o Bar e Quadra de Esportes Adolfo, na Anita Garibaldi, inova e vem neste ano para a disputa com o “Picadão do Adolfo”, um picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho.
Continua depois da publicidade
Para selecionar os 17 participantes, os organizadores estiveram em Joinville e visitaram um a um. Os butecos não pagam nada para participar do evento, precisam criar um petisco e, durante o mês de abril, o preço é tabelado, custando R$35.
Mais sobre o Comida di Buteco
O Comida di Buteco ocorre em 45 cidades do Brasil e envolve mil participantes. Em Santa Catarina, participam também Blumenau e Florianópolis. Como funciona até o dia 28 de abril, os participantes serão avaliados pelo público, que recebe uma cédula de votação em cada um dos locais participantes, e por 3 jurados. Metade da nota final é definida pelo público e metade, pelos jurados.
Com voto popular e de jurados é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em:
Atendimento
Temperatura da bebida
Higiene
Petisco
O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil.