Palhoça, na Grande Florianópolis, aumentou a população em 146% em 25 anos, mostram os dados divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a última estimativa do órgão, a cidade chegou a 253.469 habitantes em 2025, um crescimento de 150.469 moradores em relação ao Censo Demográfico de 2000, quando o município era lar de 102.742 pessoas.
Continua depois da publicidade
Imagens de satélite do Google Earth revelam como alguns bairros cresceram com a expansão urbana entre 2004 e 2025. Entre os que mais mudaram nas imagens está Pedra Branca, Pagani e Bela Vista.
Compare imagens de satélite de Palhoça entre 2004 e 2025
Quais os locais que mais mudaram?
Nas imagens de 2004, Pedra Branca ainda estava no início do loteamento, com pouquíssimos imóveis. Hoje em dia, a região se tornou um reduto de imóveis de alto padrão na cidade, com características próprias de centro urbano planejado, com o Passeio Pedra Branca e o Parque Pedra Branca.
Já o bairro Pagani também começou a crescer a partir da década de 1990 e hoje se tornou um dos eixos principais do desenvolvimento urbano da cidade, sediando inclusive a prefeitura e a Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
O Centro e o bairro Bela Vista também cresceram, conforme registram as imagens. Já as praias de Fora e da Pinheira tiveram crescimento mais discreto, com as casas deixando de ser mais espaçadas e se tornando mais próximas nas imagens de satélite.











