Uma das etnias mais representativas de Jaraguá do Sul, cidade do Norte de Santa Catarina, em breve ganhará um espaço próprio no município. Trata-se da Praça Húngara – Magyar tér, que está sendo construída na localidade Santo Estevão e que será inaugurada e entregue para a comunidade no sábado, 26 de outubro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A solenidade contará com as presenças, já confirmadas, do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, e da cônsul geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László. Além da entrega da obra, o evento contará com um desfile de entidades locais e um almoço típico por adesão promovido pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul.
A nova praça possui um espaço de dois mil metros quadrados e vai contar com uma academia de ginástica ao ar livre, brinquedos para as crianças e um anfiteatro para apresentações artísticas. Também haverá um memorial com placas com nomes das primeiras famílias húngaras que chegaram ao município em 1891, provenientes do Condado de Veszprém. Além de uma área para fotos instagramáveis.
O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Planejamento e Urbanismo e faz referência a vários aspectos históricos da chegada nos húngaros ao município. O investimento, com recursos próprios da prefeitura, foi de aproximadamente R$ 2 milhões e atende uma antiga reivindicação da comunidade de descendentes da etnia na cidade.
Continua depois da publicidade
Outro monumento relacionado a estes imigrantes é a Lança Húngara, transferida da Rua Waldemar Grubba (estava ao lado da Casa do Colonizador) e que será instalada na Praça.
De acordo ainda com a Diretoria de Turismo, a Praça Húngara também será integrada ao Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com um espaço de apoio aos ciclistas.
Veja como vai ficar a Praça dos Húngaros
Leia mais
Maior Festa dos Atiradores do Brasil divulga preço dos ingressos; confira
Designers de marca de SC leiloam quadros para ajudar redes femininas de Combate ao Câncer