Vinte e quatro cães da raça border collie foram resgatados de um canil irregular localizado no bairro Ratones, em Florianópolis, na última quarta-feira (17). O proprietário do canil foi preso em flagrante pelos crimes de maus-tratos qualificados e fraude processual. Já os cachorros foram encaminhados pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) para atendimento médico-veterinário.
Continua depois da publicidade
A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal (DPA) da Polícia Civil, em conjunto com a Dibea, após uma denúncia anônima alertar sobre as más condições do local. Segundo a denúncia, os animais eram mantidos em locais pequenos, sujos, sem proteção, contidos por cercas elétricas e sem acesso adequado à água e à alimentação.
Além disso, os filhotes estariam sendo comercializados em más condições de saúde, infestados de vermes, conforme a denúncia. Há relatos de que alguns estariam ingerindo as próprias fezes.
Em uma primeira visita, a Dibea notificou o responsável pelo canil para que regularizasse a situação. No entanto, uma vistoria de retorno constatou que os animais continuavam em situação de risco, o que motivou a expedição de um mandado de busca e apreensão.
Durante a operação policial, o proprietário, cuja identidade não foi divulgada, tentou impedir a inspeção escondendo uma edificação nos fundos do terreno, onde mais dois filhotes foram encontrados isolados da mãe. Ele também foi flagrado removendo os fios da cerca elétrica na tentativa de dificultar a investigação.
Continua depois da publicidade
Segundo a Polícia Civil, os cachorros permanecerão na Dibea até que estejam recuperados e possam ser disponibilizados para adoção responsável.
O NSC Total perguntou à Dibea sobre o estado de saúde dos cachorros e se eles já estão disponíveis para adoção, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.
Veja fotos
Leia também
Russo na lista vermelha da Interpol é preso em apartamento de Florianópolis






