Considerada a principal cidade do Sul de Santa Catarina, Criciúma vive a expectativa do centenário de emancipação político-administrativa. O dia 4 de novembro de 2025 fecha um século de história de um município diretamente ligado ao minério, carvão e ferrovias. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Com mais de 214 mil habitantes, a cidade fica a aproximadamente 207 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis. Apesar do aniversário de 100 anos, o nascimento do polo comercial do Sul catarinense aconteceu bem antes de 1925. 

Veja fotos que mostram a história de Criciúma

Continua depois da publicidade

O surgimento de Criciúma

Antes chamada de “Cresciuma”, nos anos de 1880 as colônias da região passaram a ser fundadas, com imigrantes italianos de Veneza, Belluno e Treviso. Inicialmente, diversos colonos morreram na luta com os indígenas. A colônia que possuía 22 famílias, com 139 pessoas, se desenvolveu rapidamente.

Em 1892 passou a ser o sexto distrito de Araranguá, denominado como “Distrito de Paz”. Em 1905 o carvão passa a ser usado em indústrias locais. Na época, a estimativa era de uma população de 3,6 mil habitantes.  Com o início da Primeira Guerra Mundial, o carvão internacional ficou escasso, obrigando o governo brasileiro a incentivar a produção do mineral em solo nacional. 

Em 1915 foi aberta a primeira mina de carvão de Cresciúma, no bairro Pio Corrêa, onde foram retiradas 400 sacas para análise. O mineral era enviado à Laguna, onde acontecia a distribuição por meio de navios. O transporte de cargas só foi totalmente resolvido com a chegada da Ferrovia Teresa Cristina. Em janeiro de 1919, famílias de colonos presenciaram a chegada do trem que revolucionaria a região.

Nos anos de 1920 o distrito já contava com mais de 8,5 mil moradores, assim, entendeu-se que o local não poderia mais depender de Araranguá. Até que no dia 4 de novembro de 1925, Cresciúma se tornou município. 

Continua depois da publicidade

A partir desta data a cidade passou a contar com Poderes Executivo e Legislativo. O primeiro prefeito eleito foi Marcos Rovaris, após eleições no dia 4 de dezembro daquele mesmo ano. Nos anos seguintes foi inaugurada a Usina Elétrica do bairro Próspera, elevando o abastecimento de energia. 

Leia também

Foragido condenado a 27 anos de prisão por homicídio é preso pela PF em SC

Corpo de mulher natural do RS é encontrado carbonizado no Sul de SC