Uma menina de 11 anos morreu ao cair do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nesta quinta-feira (10). Segundo informações do g1, o cânion é uma das principais atrações do Parque Nacional da Serra Geral.
Continua depois da publicidade
A criança foi encontrada morta pelos socorristas 10h após a queda do mirante, que recebe diversos visitantes diariamente.
O Cânion Fortaleza tem mais de sete quilômetros de extensão, dois mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar. O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, a 23 quilômetros do Centro da cidade.
De acordo com o g1, a área conta com trilhas autoguiadas. Entre elas:
- Trilha do Mirante: ponto de onde se pode visualizar toda a extensão do cânion, o litoral, a cidade de Torres e a planície catarinense;
- Quebra-Cangalha, que dá continuidade ao trajeto do mirante;
- Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, com aproximadamente 250 metros de queda d’água;
- Borda Sul, que permite a observação de todas as paredes e fendas do cânion, além da formação vegetal da mata nebular e dos campos de cima da serra.
Continua depois da publicidade
A última trilha leva os visitantes até o ponto do mirante, onde todo o cânion pode ser observado, incluindo suas paredes mais profundas, com cerca de 900 metros de altura.
Veja fotos do Cânion Fortaleza
Relembre o acidente
Segundo informações do g1, a menina estava com os pais no alto do mirante quando saiu correndo e caiu. O pai tentou alcançá-la, mas não conseguiu. Não há nenhuma cerca de proteção no ponto.
A vítima foi localizada, com auxílio de um drone térmico, inicialmente às 17h30, a cerca de 70 metros do ponto da queda. Entretanto, devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, e as equipes trabalharam até a noite. Por volta das 23h, os bombeiros chegaram até a menina e constataram a morte.
Continua depois da publicidade
A família é de Curitiba e estava visitando o ponto turístico quando tudo aconteceu.
O translado do corpo da menina será feito por um avião da Casa Militar do Estado do Paraná. Outra aeronave do governo do estado trará a família à capital.
Cânion será fechado nesta sexta-feira
A Urbia, concessionária de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, divulgou uma nota e afirmou que o Cânion será fechado nesta sexta-feira (11)
“A concessionária Urbia Cânions Verdes, lamenta profundamente a tragédia ocorrida no Cânion Fortaleza e se solidariza com a família da criança, vítima da queda.
A empresa concentrou todos seus esforços no apoio às autoridades durante o resgate, que se iniciou imediatamente após a equipe da concessionária ter sido informada do acidente. A companhia segue cooperando com as investigações sobre o caso.
Continua depois da publicidade
Em sinal de luto e respeito, a Urbia manterá fechado o Cânion Fortaleza no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS), nesta sexta-feira (11).“
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), prestou solidariedade à família da vítima e agradeceu às forças militares que atuaram no resgate em uma publicação nas redes sociais.
O Governo do Paraná também se solidarizou com a família.
“O Governo do Paraná lamenta profundamente a morte da menina curitibana que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, confirmada após 10 horas de buscas. Um avião da Casa Militar vai fazer o translado do corpo, assim que ele for liberado pelo IML do estado, e outra aeronave da Secretaria da Segurança Pública vai trazer os familiares de volta ao Paraná. Os bombeiros paranaenses que foram até Cambará do Sul estão auxiliando a família em todos os procedimentos”, diz o texto.
Local fica perto de Praia Grande
Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23km do Centro de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, o cânion Fortaleza é uma das atrações turísticas naturais da região.
Continua depois da publicidade
A região onde o acidente aconteceu fica perto de Praia Grande, em Santa Catarina, onde um balão caiu e matou oito pessoas no final do mês de junho.
Leia mais
Novo caso de gripe aviária é confirmado em SC
Vice-prefeito de Pinheiro Preto fica preso em ferragens após grave colisão na SC-135
 
				 
                                     
                            
                            






