Imagens compartilhadas com o NSC Total mostram as pedras de granizo que caíram no município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, no final da tarde deste sábado (31). A Defesa Civil de Santa Catarina já havia previsto o fenômeno, que ocorre por conta da atuação de um ciclone extratropical em alto mar durante o fim de semana no Estado (veja as fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

O ciclone faz com que, no sábado, as chuvas se concentrem principalmente no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e no Litoral Norte, segundo a Defesa Civil. No domingo (1°), a disponibilidade de calor e umidade favorece a ocorrência de temporais isolados em áreas do Litoral e em todo o Vale do Itajaí.

Além de influenciar o tempo em Santa Catarina, o ciclone também deve ter impacto em estados do Sudeste brasileiro, com chuvas que podem ultrapassar 100 milímetros nas áreas da Serra da Mantiqueira. Já no litoral paulista, os volumes podem ultrapassar 60 milímetros.

Também há chance de queda de granizo na maioria do estado paulista e em municípios vizinhos de Minas Gerais, especialmente no Triângulo Mineiro.

Granizo em Luiz Alves

Às 17h13min deste sábado, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para temporais com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos para áreas das regiões do Meio-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí nas próximas duas horas.

Continua depois da publicidade

Foi neste momento que Carol Signorelli, moradora de Luiz Alves, ouviu as pedras de granizo no teto de casa. Ela fez registros do fenômeno nos bairros Braço Serafim e Braço Francês, e compartilhou as imagens com o NSC Total. Confira:

Novo ciclone irá aumentar chances de chuvas em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou uma nota, na sexta-feira (30), alertando para a formação de um novo ciclone extratropical entre segunda (2) e quarta-feira (4). O fenômeno deve se formar próximo à região Sudeste e trazer mais chuva ao litoral catarinense.

A partir da madrugada de terça-feira (3), os temporais tendem a ganhar intensidade, conforme a Defesa Civil, principalmente entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis. Os acumulados elevados aumentam o risco para alagamentos, enxurradas e eventuais deslizamentos, conforme o órgão.

O fenômeno deve ser mais intenso do que o ciclone extratropical que afeta o tempo neste fim de semana.

Continua depois da publicidade

— Diferente do final de semana, quando as instabilidades são passageiras, a chuva deve ocorrer de forma persistente e volumosa — alerta a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil.

Quais são as recomendações da Defesa Civil

Vídeo mostra como se formam furacões, ciclones e tufões