O espaço ficou pequeno para acompanhar a cerimônia de abertura da Oktoberfest Blumenau 2025 na noite desta quarta-feira (8). Ainda assim, ela ocorreu com toda a magia que os amantes da festa já conhecem. As luzes baixas do Spaten Platz, a música misteriosa e os olhos atentos do público prestigiaram o andar lento, bem lento, dos 12 homens vestidos como monges. Eles foram acompanhados do criador da Planetapeia, Nerino Furlan, homenageado nesta 40ª edição.
Continua depois da publicidade
Além do caneco oficial, os monges (que representam os produtores de cerveja) carregaram as tochas de fogo. Nem mesmo as centenas de celulares tentando registrar o momento foram suficientes para quebrar o clima.
Já no palco, tomado de autoridades e patrocinadores, os hinos da Alemanha e Brasil antecederam a entrega do caneco à rainha da festa. Os homens também ficaram responsáveis por oferecer à realeza um prato típico. Desta vez, o escolhido foi o leitão assado.
Veja como foi a abertura
O momento mais aguardado veio depois das falas das autoridades (que incluiu o anúncio da doação do governo do Estado de R$ 600 mil para a Oktoberfest 2025): a sangria do primeiro barril de chope, que simboliza o começo do evento.
— Eu tenho um segredo para dizer: Vai ser a melhor Oktoberfest de todos os tempos, eu tenho certeza disso — disse empolgado o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari (PL), minutos antes do “gran finale”.
Continua depois da publicidade
Com a abertura do barril e a chuva de chope que se formou sobre parte da plateia, teve quem aproveitou para tentar encher o caneco do líquido mais aguardado de outubro.
Agora, é oficial. A 40ª Oktoberfest começou!
Leia mais
VÍDEO: Como foi o 1º desfile oficial da Oktoberfest Blumenau 2025







