A Praia dos Amores, em Balneário Camboriú, é conhecida não só pela beleza natural e pelo mar agitado que atrai surfistas, mas também por um detalhe curioso: quase todas as ruas do bairro têm nomes de grandes nomes da literatura brasileira.

Continua depois da publicidade

Ao todo, são 24 ruas e duas avenidas que homenageiam poetas, escritores, ensaístas e até juristas. Entre os homenageados estão Machado de Assis, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Cruz e Sousa, Clarice Lispector e muitos outros. A lista inclui também personalidades locais, como o poeta Lindolf Bell, de Blumenau.

Projeto resgata sabores que contam a história de Balneário Camboriú

Localizada entre a Praia Brava, em Itajaí, e a Barra Norte de Balneário Camboriú, a Praia dos Amores ficou famosa como refúgio de casais que se encontravam nas trilhas cercadas de Mata Atlântica. O local, segundo moradores antigos, serviu como uma das origens do nome.

Com isso, o bairro se tornou ponto de encontros culturais. No último domingo (20), por exemplo, o “Arraiá dos Poetas” movimentou a comunidade com música, feira literária, sarau, comidas típicas e apresentações artísticas. O evento faz referência direta aos nomes poéticos das ruas e reforça a proposta de valorizar cultura, arte e meio ambiente no bairro.

Continua depois da publicidade

“Um não conseguiu viver sem o outro”: irmãos taxistas de Itajaí morrem no mesmo dia

A Praia dos Amores pode ser acessada pela Rodovia Osvaldo Reis, que liga Itajaí a Balneário Camboriú, ou pela Estrada da Rainha, na Barra Norte.

Através de seu charme literário, a Praia dos Amores segue como um convite para quem valoriza natureza, cultura e história. Entre ruas que carregam nomes de grandes escritores e o som das ondas que atraem surfistas, o bairro reforça o perfil multifacetado de Balneário Camboriú, onde cada cantinho guarda memórias, encontros e novos capítulos para viver.

Leia mais

Relatório aponta falhas que provocaram vazamento de esgoto em Balneário Camboriú

Itajaí abre a 39ª Festa do Colono com expectativa de 150 mil pessoas