Comer também é recordar. É por meio dos sabores que marcaram gerações de moradores que o projeto Sabores da Memória BC busca preservar a cultura gastronômica de Balneário Camboriú. Idealizada pela chef de cozinha e fotógrafa Vero Rodríguez, a iniciativa é viabilizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), através da Fundação Cultural do município.
Continua depois da publicidade
A proposta visa reunir, registrar e compartilhar receitas tradicionais que fazem parte da história local. O principal resultado será um livro de receitas, com versões impressa e digital, previsto para outubro de 2025. Além do modo de preparo dos pratos, a publicação trará histórias, personagens e contextos por trás de cada receita.
Decks do Molhe da Barra passam por recuperação em Itajaí
As inscrições de receitas seguem abertas até essa sexta-feira (25) pelo Instagram oficial do projeto.
O livro reunirá fotos assinadas por Bruno Kirilos, pesquisa e textos de Vero Rodríguez, design de Fernanda Moro e revisão da jornalista Josie Mendes. A versão impressa será distribuída gratuitamente em pontos como Biblioteca Pública Municipal, escolas, Univali, Fundação Cultural e outros espaços públicos. O conteúdo digital também será liberado para download sem custo.
Continua depois da publicidade
Além do livro, o projeto oferecerá três oficinas culinárias abertas à comunidade, em novembro, na Casa Linhares, na sede do Sindisol/CDL/Sindilojas e no campus da Univali em Balneário Camboriú. Para Vero, a iniciativa nasceu da ausência de registros sobre a culinária cotidiana da cidade.
Mais de 100 mil pessoas lotam Praia em show do Jota Quest nos 61 anos de Balneário Camboriú
— Sempre existiram projetos voltados para restaurantes e com uma abordagem mais comercial, mas pouco se construiu acerca da culinária do dia a dia das famílias. Nós não podemos falar da história de um povo sem falar da comida que acompanhou essas pessoas ao longo da vida— afirmou.
A proposta é valorizar a diversidade cultural de Balneário Camboriú, refletida em receitas vindas de diferentes famílias que ajudaram a formar a comunidade local.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Prefeitura de península paradisíaca em SC deve regularizar área ocupada irregularmente
O que muda com a gestão estadual do hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú



