O Porto de Imbituba é uma das principais ferramentas econômicas de Santa Catarina. Situado no Litoral Sul do Estado, o complexo portuário movimenta bilhões de reais anualmente, inclusive, batendo recorde em 2024. Porém, a história do local surgiu há mais de 100 anos. 

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A origem do complexo se deu com investimentos ingleses, em busca de explorar minerais da região. A carga mais movimentada nos primeiros anos foi o carvão. No local já foram realizadas inúmeras atividades, até se tornar o que é hoje. 

Fotos antigas relembram o auge da era do carvão em SC

A história do porto

Inicialmente a estrutura era utilizada no auxílio à pesca da baleia, atividade suspensa em 1985 no Brasil. A criação do Porto de Imbituba aconteceu na década de 1880, com a construção do trapiche, feito de ferro e madeira, com extensão de 70 metros. A obra foi fruto de um investimento inglês, com objetivo de explorar o carvão catarinense. 

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Em 1884 foi inaugurada a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, conectando a região das minas até o porto, com uma ramificação até Laguna. Dois anos depois, foi registrado um carregamento de carvão do local, com 700 toneladas, rumo a Buenos Aires. 

Após alguns anos escoando mercadorias como cereais, madeira, banha e carvão, em 1919, o Porto de Imbituba passou pelas obras de aparelhamento, realizadas por Henrique Lage. Entre 1830 e 1980 foram construídos o Cais 1, com 140 metros, o 2 com 168 e o 3 com 245 metros. 

Aumento de movimentação de cargas

Na década de 1980, 74% da carga movimentada era carvão, principalmente metalúrgico. Em 1983 foi quebrado o recorde histórico de embarques de carvão em Imbituba, e em 86, foi registrada a quebra da marca anual. 

Já na década de 90, mais uma modificação importante: o porto passou por uma reestruturação para receber cargas diversificadas, como fertilizantes. Em 1993 chegou ao fim o transporte de carvão através do complexo e foi delimitada a área organizada. 

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Quase 10 anos depois, em 2012, foram finalizadas as obras de expansão dos Cais 1 e 2, que passaram a ter 660 metros, além da recuperação dos molhes de abrigo. No mesmo ano o Governo do Estado de Santa Catarina assumiu a administração, por meio da SCPAR Porto de Imbituba.

A partir de 2020 foram quebrados recordes de movimentação anual, movimentações mensais e de embarques. Além disso, foi alcançado o Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), que resultou na conquista do Prêmio Portos + Brasil.

Marcas históricas 

Em 2024 o Porto de Imbituba movimentou R$ 2,3 bilhões, com 8,3 milhões de toneladas movimentadas entre os meses de janeiro e dezembro. Ao longo do ano passado, foram atendidos 329 navios. A principal carga segue sendo o coque de petróleo — combustível fóssil sólido —, correspondendo a 24,6% da movimentação total. As exportações lideraram o transporte de produtos, representando 49,4% do total. 

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Já em 2025, foi registrado o maior navio a atracar no local na história. O MSC Vilda X de 346,98 metros de comprimento e 42,8 de largura, atracou no dia 12 de janeiro no Cais 2 do complexo portuário. 

No mesmo mês, o complexo movimentou mais de 600 mil toneladas de cargas, um recorde para o período. No período, as operações de importação e exportação no local registraram 146 milhões de dólares em janeiro de 2025.

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