Para comer na Oktoberfest de Munique é essencial sentar-se. Literalmente. Isso porque para poder se alimentar dentro dos pavilhões, você precisa estar em uma mesa. Cada uma delas tem o próprio garçom que faz o pedido, entrega à cozinha que produz, dá ao garçom, que leva na mesa. Essa cena se repete incontáveis vezes durante o dia. Sobre as tábuas, joelho de porco, frango assado, porco assado.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2023

Aqueles que servem têm de ser além de ágeis, verdadeiros equilibristas. Não só com as comidas, mas também com os canecões de chope que vão para lá e para cá sem derramar uma gota sequer do líquido sagrado dos alemães. O mais vendido de todos é o Oktoberfestbier, ou Märzen, estilo produzido especialmente para festa e que custa de 12,60 euros até 14,90 euros, dependendo da tenda.

Leia também: Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023

Ou seja, um caneco de um litro na Oktoberfest de Munique pode custar até R$ 80. Em Blumenau, a título de comparação, dois copos e meio (que equivalem a um litrão), custarão R$ 37,50. Já uma refeição tem valores variados. Tem desde meio frango (14,80 euros), currywurst (14,50), Spätzle de queijo (17,20), até Leberkäsen vegano com salada de batata (14,90). Ah, e uma curiosidade: em alguns pratos até o próprio prato é comestível, tipo uma casquinha de sorvete, sabe?

Continua depois da publicidade

E a sobremesa?

E depois do almoço, o que tem para comer na Oktober de Munique? Acertou quem pensa no tradicional Bretzel. Na Alemanha, porém, esqueça o chocolatinho por cima: é só a versão salgada que está à disposição dos milhões e milhões que passam pelos pavilhõe.

— São feitos nos mais diferentes formatos. Tem dos mais pequenos até os maiores. Alguns chegam a ter nove, 10 metros, Vendemos só aqui [em um estande] centenas deles. E se juntarmos todos os pontos de venda, falamos de milhares de Bretzels vendidos todos os dias — relata Fabian Noss, vendedor de uma das barraquinhas do lado de fora.

E mais: Quanto custa ficar em hotel durante a Oktoberfest Blumenau 2023

Outra iguaria que pode ser comida tanto na Oktoberfest de Munique quanto na Oktoberfest Blumenau é o Lebkuchenherz, aqueles biscoitos de gengibre em formato de coração e que mais parecem pequenas obras de arte. Na Alemanha, em cada esquina que você passa encontra uma lojinha vendendo.

— É uma tradição, principalmente nessa região. Então tem gente que compre para si mesmo e tem quem compre como presente com frases como “eu te amo”, “feilz aniversário”, “você é a mulher mais incrível que já conheci”. Dá para ter todo tipo de brincadeira. E muita gente gosta de usar com o cordão pendurado no pescoço.

Continua depois da publicidade

No fim das contas, a Oktoberfest — tanto em Blumenau, quanto em Munique — é, sim, um grande festival gastronômico.

As delícias da Oktober de Munique

Leia também:

Destaques do NSC Total