A Rota Caminhos do Piraí, na zona rural de Joinville, foi selecionada pelo Ministério do Turismo (MTur) para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado será divulgado em novembro, durante a Assembleia Geral da ONU Turismo, na Arábia Saudita.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o Ministério do Turismo, oito rotas espalhadas pelo Brasil foram selecionadas nesta fase do prêmio e somente duas seguem para a etapa final. O selo da ONU Turismo reconhece locais com diversidade cultural e natural e que a priorizam como ferramenta de desenvolvimento do turismo rural.
Confira fotos da Rota Caminhos do Piraí
Além a Rota Caminhos do Piraí, foram selecionadas as vilas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Linha Bonita (RS). A candidatura da Rota joinvilense foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do município.
— Ser finalista representa não apenas o reconhecimento da região, como também o potencial de contribuição para o turismo internacional — ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
Continua depois da publicidade
Sobre a Rota
A Rota Caminhos do Piraí é composta por 15 propriedades que fazem parte da Associação de Turismo Eco Rural de Joinville (Aterj).
— Este reconhecimento motiva os nossos empreendedores a continuar trabalhando para atrair cada vez mais turistas para as propriedades e a região, que é conhecida por oferecer aventura aos visitantes — explica a presidente da Aterj, Maiara Priscila Brummer.
A Rota une a natureza e a história da região ao longo do Rio Piraí. O caminho contempla banhos em rios e cachoeiras, pesque-pague, venda de produtos coloniais em meio a casas com arquitetura enxaimel que remetem à herança cultural germânica.
Por que Joinville está entre as melhores cidades para observação de pássaros no Brasil
O passeio também traz opções de parques aquáticos, que oferecem atividades de caiaque e aluguel de quiosques. Além disso, o espaço conta com estabelecimentos que oferecem restaurantes com cardápio à base de tilápia e degustação de produtos coloniais como queijos, embutidos e pães caseiros.
Continua depois da publicidade
Ainda, o local é reconhecido pelas atividades ao ar livre, como a trilha do Pico Jurapê, que é um dos morros mais desafiadores de Santa Catarina, e também pela observação de pássaros. As propriedades são muito procuradas pelos visitantes por possibilitar piqueniques e trazer a oportunidade de ter contato com os animais.
Entenda mais sobre o selo “Melhores Vilas Turísticas”
O “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo foi criado em 2021 e, segundo o Ministério de Turismo, exige dos destinos inscritos requisitos como a baixa densidade populacional e a disponibilidade de atividades tradicionais preservadas.
Além disso, no aspecto cultural, os roteiros devem compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. As rotas vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.
Rota Caminhos de Dona Francisca
Em 2022, a Rota Caminhos de Dona Francisca teve o roteiro aprovado pelo Ministério do Turismo para participar do projeto “Experiências do Brasil Rural”. No ano seguinte, após as atividades de capacitação e orientação, o município recebeu o documento que oficializa a qualificação do roteiro com o selo do Ministério do Turismo. Dezoito empreendedores receberam a certificação, comprovando que passaram pelas etapas do projeto.
Continua depois da publicidade
Esta Rota envolve a região da Dona Francisca, entre a BR-101 e a Serra Dona Francisca, proporcionando a turistas e visitantes, experiências em turismo rural e identificação com a comunidade que vive naquela região.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Padre Fábio de Melo faz desabafo e reclama de ataques após confusão em cafeteria de Joinville




