A inclusão de ponte sobre o Linguado no novo projeto de duplicação de trecho da BR-280 não significa a reabertura do canal fechado há 90 anos, pelo menos neste momento. A estrutura tem compatibilidade com a retirada parcial do aterro, permitindo a circulação das águas, mas a eventual reabertura será tarefa para mais adiante, com licenciamento ambiental e obras específicos. A inclusão da ponte do Linguado no novo projeto do lote 1 da duplicação (36 km entre Araquari e São Francisco do Sul), ainda a ser contratado, atende recomendação do Ministério Público Federal.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Em 2010, antes do início das obras de duplicação da BR-280 no Norte de Santa Catarina, o DNIT elaborou projeto básico para a construção de ponte sobre o Linguado. A extensão seria de 1.920 metros. No entanto, por causa do custo e da judicialização envolvendo o Linguado naquele momento, com estudos em andamento sobre a reabertura, a ponte não entrou na duplicação. O lote 1 foi licitado em 2014, com início das obras somente em 2018.
No ano seguinte, o DNIT começou a busca de licenciamento para ampliar o aterro, lateralmente, para instalar as pistas da duplicação. No entanto, após tratativas com Ibama e Ministério Público Federal, esse processo foi suspenso: o entendimento foi de esperar pelo resultado de estudo técnico sobre alternativas de reabertura ou mesmo manutenção do aterro no canal.
Confira imagens do canal do Linguado
O estudo foi realizado pela Univali, a partir de orientações da orientação da Câmara Técnica Canal do Linguado, do Grupo Pró-Babitonga (GPB). A opção considerada mais adequada foi de reabertura parcial, com remoção de 100 metros do aterro Sul. A passagem dos veículos e dos trens seria por meio de pontes rodoviária e ferroviária.
Continua depois da publicidade
Foi por isso que o MPF fez a recomendação da ponte para a BR-280, até como forma de evitar que o Linguado venha a se transformar em um gargalo para a duplicação. Nesse cenário, os trens continuam passando pela ferrovia sobre o aterro – se, futuramente, a decisão for pela reabertura do canal, será construída ponte ferroviária. O novo projeto do lote 1, com obras paradas desde o final de 2022, deve ser licitado até o início de 2026. Os demais dois lotes de duplicação da BR-280 estão em andamento.
Após percurso de 320 metros, construção de ponte de quase 1 km em SC se aproxima de rio
Ponte dupla sobre canal fechado há 90 anos em SC vai entrar em novo projeto de duplicação
Cidade de SC decreta emergência por causa de situação de canal de acesso ao mar
Com “inspiração” em modelo em andamento, Joinville poderá contar com projeto regional de mobilidade
Por que trecho de rodovia no PR recebeu sinalização na cor verde
FOTOS: Como é a usina que vai “eliminar” 110 toneladas por dia de resíduos em aterro em SC
 
				 
                                     
                            
                            












