O novo projeto de duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari deverá incluir a construção de uma ponte sobre o canal do Linguado. A intenção foi repassada pelo DNIT ao Ministério Público Federal, em Joinville, após recomendação sobre a obra. O lote 1 da duplicação da rodovia federal, com 36 km, está com obras paralisadas desde o final de 2022. Na revisão, o projeto foi considerado defasado e outro será contratado. As obras devem ser retomadas somente nas frentes iniciadas. O restante do segmento vai depender do novo projeto, a ser contratado até o início de 2026. Depois de o projeto ficar pronto, as obras serão licitadas.

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No final de abril, o MPF fez recomendação ao DNIT de construção de ponte sobre o trecho do canal. A estrutura com quatro pistas sugerida é sobre 100 metros de extensão do aterro, em trecho a ser removido para permitir a passagem das águas. A proposta foi baseada em estudo técnico concluído no ano passado pela Univali, com orientação da Câmara Técnica Canal do Linguado, do Grupo Pró-Babitonga (GPB).

A alternativa considerada mais adequada foi a remoção de trecho de 100 metros do aterro, com instalação de pontes rodoviária e ferroviária no local. A ponte rodoviária proposta é sobre o local da reabertura. O MPF defende a reabertura do canal, mas não incluiu a providência na recomendação: o entendimento é que de a remoção de parte do aterro requer licenciamento ambiental específico, entre outras medidas, o que levaria mais tempo.

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A construção da ponte seria uma forma de permitir a duplicação a curto prazo, além de ser uma obra compatível com a futura reabertura e de evitar a adoção de uma outra opção, como a ampliação do aterro, por exemplo, que deixasse a reabertura ainda mais difícil. Na resposta ao MPF, o DNIT informou ter acatado a recomendação. Assim, a construção da ponte será incluída no termo de referência da contratação do novo projeto do lote 1.

O canal do Linguado teve o fechamento concluído em 1935. O aterro foi colocado no segmento ainda aberto por causa de retirada de ponte ferroviária e construção de estrada. A ferrovia continua em operação, para movimentação de cargas para o Porto de São Francisco do Sul, e o rodovia é atual BR-280. No momento de contratação das obras de duplicação da rodovia, no início da década passada, a situação do canal do Linguado estava judicializada. Naquele momento, a decisão foi deixar o Linguado fora do projeto.

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