Com objetivo de aprimorar a estratégia de divulgação dos criminosos mais procurados de Santa Catarina e obter ajuda da população com possíveis pistas, a Polícia Civil Estadual (PCSC) lançou o Portal Foragidos nesta terça-feira (14). Pela ferramenta, é possível ver imagens, crimes e a atual situação judicial de pessoas que foram condenadas pelo Poder Judiciário e ainda não foram localizadas, algumas delas há mais de 25 anos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com o delegado Allan Antunes Marinho Leandro, titular da Delegacia de Capturas (Decap), o portal é um importante instrumento para que a comunidade possa colaborar na identificação desses criminosos e trazer mais segurança pública ao Estado, que, neste ano, aumentou em 61,21% o número de prisões se comparado com o mesmo período do ano passado.
— O cidadão poderá prestar informações de paradeiro, veículos, pessoas com quem o foragido está se relacionando, para que a gente possa encontrar esse criminoso há muitos anos foragido — destacou o delegado.
Além do Portal Foragidos, que não implicou em nenhum custo para o Governo do Estado, outra inovação da PCSC em 2023 para atuar de forma mais dura contra a criminalidade foi a criação do Sistema Único de Denúncias (SUD), que tem por objetivo canalizar todas as denúncias para uma central.
Continua depois da publicidade
— Pode ser denúncia anônima que chega pela internet, pelo WhatsApp, pelo 181. Desta forma, temos uma única base de dados de denúncias. O SUD usa Inteligência Artificial para a conversão dos áudios e ligações em texto e isso nos dá agilidade para que a denúncia chegue com mais rapidez ao local correto — ressalta o delegado-geral, Ulisses Gabriel.
Quem é o assassino do Vale do Itajaí que entrou na lista dos criminosos mais procurados de SC
O cidadão que ajudar na identificação dos condenados foragidos ou com quaisquer outras informações que contribuam em operações policiais terá o anonimato garantido. A denúncia pode ser feita pelo telefone 181 ou pelo próprio Portal Foragidos.
Veja quem são os criminosos mais procurados de Santa Catarina
Dario de Souza
Dario de Souza é procurado por ser autor de homicídio ocorrido na cidade de Vidal Ramos, no Vale do Itajaí, no ano de 1995. Na época, adentrou na casa da vítima e efetuou um disparo na cabeça dela, deixando a arma ao seu lado, simulando um suicídio.
Continua depois da publicidade
Manoel Messias de Jesus Santos
Manoel Messias de Jesus Santos possui dois mandados de prisão expedidos em seu desfavor, ambos pelo crime de homicídio, sendo um deles qualificado, ocorridos na região de Joinville e mandados de prisão emitidos em 2020 e 2021.
Yure de Oliveira Fernandes
Yure de Oliveira Fernandes está condenado a mais de 72 anos de prisão pelos crimes de roubo e homicídio qualificado. Fugiu da Colônia Penal Agrícola de Palhoça em fevereiro de 2018.
Manoel Delfino da Silva
Manoel Delfino da Silva possui condenação a mais de 54 anos de prisão pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas, se evadiu da Colônia Penal Agrícola de Palhoça em agosto de 2017.
Diego Almeida de Paula
Diego Almeida de Paula possui três mandados de prisão por crimes de furto, roubo e homicídio qualificado. As penas ultrapassam 44 anos de prisão.
Continua depois da publicidade
Antonio Francisco Conrado Neto
Antonio Francisco Conrado Neto tem dois mandados de prisão. Cumpria pena na Colônia Agrícola de Palhoça quando, aproveitando do benefício de saída temporária, fugiu em dezembro de 2019.
Jean Santos de Oliveira
Jean Santos de Oliveira possui três mandados de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, associação ao tráfico e organização criminosa.
Eugênio Rodrigues do Prado
Eugênio Rodrigues do Prado possui três mandados de prisão emitidos pelos crimes de roubo qualificado, tráfico de drogas e homicídio qualificado. Os crimes foram perpetrados na região de Joinville.
Daniel Mariano
Daniel Mariano possui três mandados de prisão pelos crimes de roubo, homicídio qualificado e por integrar organização criminosa em Joinville.
Continua depois da publicidade
Geziel de Vargas
Geziel de Vargas detém três mandados de prisão pelos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e homicídio qualificado.
John Emerson Lima Rosa
John Emerson Lima Rosa possui dois mandados de prisão em aberto, sendo um por roubo e outro por homicídio qualificado. Os crimes ocorreram na região de Joinville.
Gustavo Amarilla
Gustavo Amarilla possui três mandados de prisão expedidos nos anos de 2020 e 2021 pelos crimes de furto qualificado, roubo qualificado e homicídio qualificado na região de Lages.
Silvana Seidler
Silvana tirou a vida da própria filha em crime de grande comoção ocorrido no sul do Estado. Ela está foragida desde a data do crime, em 2015.
Continua depois da publicidade
Gabriel Maurilio Ilha
Gabriel Maurilio Ilha é condenado a quase 83 anos de prisão, após ter cometido o crime de homicídio decorrente de rivalidades entre facções criminosas em Joinville, em 2 de novembro de 2016.
Gabriel cumpria pena na Penitenciária Industrial de Joinville e fugiu em duas oportunidades, uma em 2016 e outra em novembro de 2022, não sendo localizado até o momento.
Marcos Alves da Veiga
Marcos Alves da Veiga é ligado à facção criminosa e envolvido com diversos homicídios ocorridos na região de Joinville. Atualmente, possui cinco mandados de prisão.
Veja reportagem sobre os 10 anos da onda de ataques de facções em SC
Leia também
Prisões da Polícia Civil contra corrupção crescem 137% em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Esquema de propina em prefeitura de Florianópolis é alvo de nova operação policial