As fortes rajadas de vento e maré alta provocaram diversos estragos em cidades do Norte e Planalto Norte catarinense. Em São Francisco do Sul, o trapiche central da cidade foi interditado por conta das fortes ondas. Já em Joinville, diversas quedas de árvores foram registradas ao longo da manhã e início da tarde. Não há informações sobre feridos.

Continua depois da publicidade

Um ciclone extratropical vem causando vendavais em diferentes municípios de Santa Catarina desde a manhã desta segunda-feira (28).

Veja fotos dos estragos

Em São Francisco do Sul, no Litoral Norte, a alta da maré e o mar agitado causaram interdição temporária do trapiche central da cidade, após fortes ondas atingirem a estrutura.

Em Joinville, no Norte de SC, sete ocorrências de quedas de árvores foram registradas. Equipes dos bombeiros voluntários e da Defesa Civil têm atuado ao longo da segunda-feira para desobstruir as ruas afetadas. Ainda conforme o órgão, houve danificações na rede elétrica, já solucionadas pela Celesc.

Diante da situação, a Defesa Civil de Joinville elevou o Plano de Contingência (Pancon) para alerta Laranja. A velocidade máxima das rajadas até o momento foi de 61 km/h, próximo ao meio-dia.

Continua depois da publicidade

Até as 15h desta segunda-feira, também foi registrado um destelhamento. As quedas de árvores foram nos bairros Jardim Sofia, Santo Antônio, Bucarein, Boehmerwald, Bom Retiro, Pirabeiraba, Saguaçu e Nova Brasília. Não houve feridos em nenhuma das situações.

Nesta tarde, as equipes ainda trabalham na retirada de uma árvore que caiu sobre a rede de energia elétrica e um poste na subida do Mirante da cidade, no bairro Saguaçu. Enquanto os trabalhos são realizados no local, não será permitida a subida ao Mirante de ônibus ou outros veículos. A passagem de pedestres e o acesso ao Zoobotânico estão liberados.

Já em São Bento do Sul, no Planalto Norte do Estado, a Defesa Civil atendeu oito chamados de quedas de árvores. Imagens mostram também estradas em que o asfalto cedeu e as vias precisaram ser interditadas.

O alerta para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica continua, principalmente em cidades litorâneas, até a noite de terça-feira (29).

Continua depois da publicidade

Veja as cidades mais atingidas pelo vendaval nas últimas 12 horas

  • Urupema – 98.4 km/h
  • Siderópolis – 87.8 km/h
  • Rancho Queimado – 81.4 km/h
  • Major Gercino – 78.7 km/h
  • Jaraguá do Sul – 73.5 km/h
  • Major Vieira – 68.8 km/h
  • Lages – 68 km/h
  • Curitibanos – 68 km/h
  • Campo Belo do Sul – 67.2 km/h
  • São Bonifácio – 67.1 km/h

Recomendações da Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, em caso de intensificação dos ventos, é necessário buscar um local abrigado, longe de janelas e de objetos que possam ser arremessados.

Além disso, a população deve evitar transitar e se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Dona de loja é condenada por debochar de saúde de funcionárias em SC: “Rivo e Tril”

Trabalhador morre após ficar prensado em máquina de alta temperatura em Joinville