A morte de Francisco Cuoco, ocorrida nesta quinta-feira (19), fez muitos catarinenses relembrarem uma passagem especial do artista por SC. Há oito anos, ele encenou o espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, em Guabiruba, no Vale do Itajaí, ao lado de dezenas de artistas voluntários.

Continua depois da publicidade

Cuoco foi convidado pela Associação Artístico Cultural São Pedro, que promove o espetáculo há 25 anos. Naquele abril de 2017, o ator deu entrevista ao vivo para a jornalista Vanessa Nora, no Jornal do Almoço Blumenau, onde afirmou ser uma honra dividir o palco com moradores da região.

Isso porque a peça é encenada por atores e atrizes voluntários que moram em Guabiruba ou cidades vizinhas, como Brusque, Botuverá e Blumenau. Cuoco, que já tinha participado da peça “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém (PE), interpretou em Guabiruba o sumo sacerdote Neftali. 

“Neftali era alguém sábio e mais idoso, que combina perfeitamente com o que conhecemos de Francisco Cuoco”, explicou à época o presidente da Associação Artístico Cultural São Pedro (AACSP), Marcelo do Nascimento. Imagens mostram a participação do artista no espetáculo (veja fotos abaixo).  

Após a notícia da morte do artista, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, a associação publicou uma nota de pesar:

Continua depois da publicidade

“Um grande nome da dramaturgia brasileira que marcou a história da AACSP ao integrar o elenco da 21ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”. Sua arte, talento e generosidade deixaram um legado que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de compartilhar o palco com ele. Nossos sentimentos aos familiares, amigos e a todos os admiradores desse grande artista”.

Leia mais

Artistas e personalidades prestam homenagens a Francisco Cuoco: “Inspirou gerações”

Excesso de peso e falta de memória: como estava Francisco Cuoco nos últimos meses de vida