O ator Francisco Cuoco, que morreu na última quinta-feira (19), aos 91 anos, está sendo velado na manhã desta sexta-feira (20), em São Paulo. O velório é aberto ao público, das 7h às 15h, no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro Bela Vista, região central da capitla paulista. O enterro será às 16h, fechado para familiares e amigos.

Continua depois da publicidade

Cuoco morreu de falência múltipla dos órgãos, de forma tranquila, ao lado de pessoas próximas, conforme a família. O ator estava internado e sedado no Albert Einstein, em São Paulo, há cerca de 20 dias. Ele enfrentava complicações de saúde relacionadas à idade, além de um ferimento que acabou se infectando, segundo sua irmã Grácia, com quem vivia.

“É com pesar e consternação que a família comunica o falecimento do ator Francisco Cuoco. Ele estava com a família e partiu de forma tranquila e serena. Agradecemos todas as mensagens de pesar e manifestações de carinho. A causa da morte foi por falência múltipla dos órgãos. Nossa gratidão e amor eterno por ter tido você em nossas vidas”, diz nota da família.

Relembre papeis marcantes de Francisco Cuoco

Trajetória

Nascido em São Paulo, em 1933, Cuoco começou a estudar teatro na década de 1950, na Escola de Arte Dramática, que hoje em dia é ligada à Universidade de São Paulo (USP). Com mais de 60 anos de carreira, Cuoco atuou no teatro, cinema e televisão. 

Continua depois da publicidade

— Eu vejo indicando que os exames da escola dramática de São Paulo eram lá. Eu fiquei tão deslumbrado com aquilo, achei tudo tão delicado, tão poético. Foi aí que eu descobri a escola e não larguei mais, fiquei 4 anos lá, daí saí dali direto para o teatro brasileiro de comédia — recordou, à Folha.

Francisco interpretou personagens que marcaram a televisão brasileira, nas novelas Selva de Pedra, Pecado Capital e O Astro.

Longe das telas desde 2018, ele morava em um apartamento na Zona Sul de São Paulo, ao lado da irmã Gracia, de 86 anos. Cuoco vinha enfrentando vários problemas de saúde nos últimos meses e não conseguia mais andar, de acordo com a familiar.

Leia também

Francisco Cuoco dividiu palco com artistas voluntários durante espetáculo em SC: “Honra”