Os problemas de saúde enfrentados por Francisco Cuoco, de 91 anos, chamaram a atenção de especialistas. O ator, conhecido por papeis importantes nas novelas da TV Globo, está pesando cerca de 130 quilos, e não consegue ficar em pé e tomar banho sozinho. Ao NSC Total, a geriatra Juliane Ferrari explicou quais as consequências do sobrepeso em pessoas idosas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Em entrevista à Folha de S. Paulo, a irmã de Cuoco contou que, para andar, o ator recebe a ajuda de enfermeiros, mas permanece a maior parte do tempo em casa, em repouso, assistindo televisão. Seus pés estão roxos e suas pernas inchadas e, quando questionado, ele sabe que tem “problemas de saúde, de locomoção, mas… é suportável”. A situação ocorre desde julho do ano passado.
Webstories: entenda a situação crítica de saúde de Francisco Cuoco
Segundo a geriatra Juliane Ferrari, o sobrepeso pode acarretar em uma série de fatores que comprometem a qualidade de vida dos idosos, como dificultar a mobilidade, aumentar o risco de quedas e de doenças cardiovasculares, além de chances maiores de ter colesterol alto, diabetes e pressão alta.
Continua depois da publicidade
— Um dos principais problemas relacionados também à obesidade seria a síndrome de apneia obstrutiva do sono, que é muito comum nos idosos que têm obesidade abdominal. A pessoa vai acordar cansada no dia seguinte, sem disposição, com problema de memória. E junta tudo isso a uma combinação bem perigosa: esse excesso de peso, esse sedentarismo, a inatividade, e vai acontecer o quê? A perda de massa muscular — pontua.
A falta de massa muscular combinada com o excesso de gordura agrava ainda mais a fraqueza, o que aumenta o risco de queda e de fraturas entre os idosos:
— Tudo isso vai piorar a autonomia nas atividades do dia a dia, como é o caso desse ator que precisa de ajuda para todas as atividades básicas. De se levantar, de se vestir, de tomar banho. De ir e vir para sala, para o quarto. Essa piora na autonomia, na funcionalidade e na qualidade de vida é muito ruim.
Veja fotos de Francisco Cuoco
Continua depois da publicidade
Sinal de alerta para o aumento repentino de peso
O aumento ou a diminuição de peso de forma repentina na fase idosa da vida é um sinal de alerta. Segundo a especialista, a condição pode indicar problemas mais graves de saúde, além de trazer riscos adicionais como edema e retenção de líquido. Nesses casos, é necessário procurar por um médico, diz Juliane.
— Quem já tem artrose, quem já tem esse desgaste das articulações, o peso pode aumentar a dor e vai limitar mais ainda a mobilidade, vai levar isolamento. Às vezes as pessoas não vão querer sair de casa porque estão com dor. Tem um impacto psicológico, emocional, autoestima, vergonha, até sintomas de desânimo e depressão. Tudo é uma cascata — explica a geriatra ao alertar que é preciso combater o sedentarismo.
A última novela em que Cuoco participou foi Salve-se Quem Puder, quando interpretou ele mesmo em um episódio. Antes disso, ele já havia feito participações na novela Segundo Sol, em 2018, e Pega Pega, em 2017.
Leia mais
Com 130 kg, Francisco Cuoco não consegue ficar de pé nem tomar banho sozinho
“Achei que não fosse suportar”, diz Preta Gil sobre tratamento contra câncer
 
				 
                                     
                            
                            



