Na manhã desta sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial em agências dos Correios a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) apresentava instabilidade. No início da tarde, no entanto, o Dataprev e o INSS comunicaram que o atendimento já “está ocorrendo normalmente”. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

O atendimento aos aposentados e pensionistas do INSS nas agências dos Correios está ocorrendo normalmente. O sistema desenvolvido pela Dataprev para ser utilizado pelos Correios durante esses atendimentos passou por uma instabilidade, na manhã desta sexta, devido aos ajustes de regras de operação entre as redes da Dataprev e dos Correios“, afirmaram os órgãos em nota.

Fraudes do INSS: onde ser atendido na Grande Florianópolis

O ministro Jorge Messias, advogado-geral da União, foi quem confirmou durante a manhã a informação em uma entrevista coletiva. De acordo com ele, o problema era nacional e poderia estar sendo causado por “algum tipo de ataque hacker”.

— Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade, é possível que esteja tendo algum tipo de ataque de hacker, mas o DataPrev já está neste momento trabalhando e a informação que eu tenho é que o restabelecimento já está previsto para cerca de 10, 15 minutos — disse Messias na ocasião.

Continua depois da publicidade

Ele completou afirmando que as equipes já estavam trabalhando no problema, e que continuariam até o final do dia “para que todos possam ser atendidos”.

À tarde, a empresa pública informou que a “instabilidade no sistema se deu pelo grande número de acessos pela manhã, o que foi entendido como ataque pelo sistema de segurança”, e completou: “O atendimento foi normalizado por volta das 10h da manhã”.

Segundo os Correios, 8,5 mil beneficiários conseguiram fazer consultas presenciais até o fim da manhã desta sexta.

Atendimentos nas agências dos Correios

Ir a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não possuem familiaridade com aplicativos. São 5.033 agências, e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.

Continua depois da publicidade

De acordo com o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é necessário “correr”, nem formar filas.

O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.

Nas agências, os segurados poderão:

  • Verificar se houve desconto não autorizado;
  • Solicitar a contestação de cobranças;
  • Confirmar autorizações previamente dadas;
  • Acompanhar o andamento das contestações;
  • Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
  • Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

PIB do Brasil cresce 1,4% no primeiro trimestre impulsionado por agropecuária

Perdeu o prazo do Imposto de Renda? Essa estratégia pode evitar multa, mas tem riscos

A um dia do prazo final, SC tem mais de 324 mil declarações de IR não entregues