O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) cumpriu três mandados de busca e apreensão no município de Bocaina do Sul, na Serra catarinense, na manhã desta terça-feira (15).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A ação faz parte da Operação Cronos, que investiga fraudes em processos licitatórios em prejuízo da administração pública municipal.
Conforme informações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a apuração inicial aponta que a fraude consistia na apresentação de propostas com valores inferiores, baseadas na suposta instalação de dispositivos em veículos, máquinas e equipamentos, com o objetivo de adulterar o sistema de contagem de horas trabalhadas.
A operação, conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, busca identificar a extensão das fraudes e os danos causados ao patrimônio público.
Continua depois da publicidade
Operação contra corrupção em Santa Catarina cumpre mandados em 17 cidades
Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos documentos e equipamentos que serão analisados com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, segundo o MPSC.
O nome da operação faz referência a Cronos, o deus do tempo na mitologia grega. A investigação segue sob sigilo.
O que diz a prefeitura de Bocaina do Sul
Em nota à imprensa, a prefeitura de Bocaina do Sul informou que está colaborando com as autoridades e que não tem mais informações porque o processo tramita em segredo de Justiça.
“O Município de Bocaina do Sul informa que, no dia 15 de abril de 2025, foi cumprido mandado de busca e apreensão de documentos em repartições municipais. Reforçamos que o Município sempre se manteve e continuará se mantendo de portas abertas para qualquer tipo de investigação ou esclarecimento, colaborando plenamente com as autoridades competentes para o completo esclarecimento dos fatos. Esclarecemos que, até o presente momento, não dispomos de maiores informações, uma vez que o processo tramita sob segredo de justiça. Contudo, à medida que novas informações forem oficialmente repassadas ao Município, elas serão devidamente divulgadas à sociedade, dentro dos limites legais. O Município de Bocaina do Sul reafirma seu compromisso com a transparência e com o cumprimento da lei”.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Casamento arranjado e manipulação: como agia “guru” preso em SC por suspeita de violência sexual
Quem era o coronel aposentado da PM encontrado morto amarrado e amordaçado em SC
 
				