Uma frente fria começou a avançar pelo Brasil neste domingo (16) e deve provocar mudanças significativas na temperatura em três regiões do país. Além de causar tempestades severas e rajadas de vento no centro-sul, o fenômeno trará um declínio atípico de temperatura no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com mínimas que se aproximam de valores característicos do inverno.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul, válido entre 23h59 deste domingo (16) a 9h de segunda-feira (17). O alerta, classificado como de perigo potencial, indica uma queda entre 3°C e 5°C.
As áreas afetadas incluem municípios das regiões Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental Rio-grandense, como Pelotas, Bagé, Uruguaiana, Rio Grande, Alegrete, Sant’Ana do Livramento, Canguçu e São Gabriel.

Frente fria intensa e massa de ar polar atípica para novembro
Segundo o Meteored, uma frente fria avança pelo centro-sul do Brasil desde este domingo (16), trazendo tempestades severas, chuvas extremas e rajadas de vento até segunda-feira (17). De acordo a instituição, uma massa de ar frio incomum para novembro derruba as temperaturas, com mínimas que se aproximam de valores típicos do inverno.
As previsões indicam que as temperaturas mínimas podem chegar a 7°C nas áreas serranas do Sul e 15°C na capital paulista. No Centro-Oeste, os termômetros também devem marcar valores abaixo da média, entre 1°C e 3°C. O modelo ECMWF aponta que, entre 17 e 24 de novembro, as temperaturas no centro-sul ficarão até 3°C abaixo da média para o período. Enquanto isso, na metade norte do Brasil, as temperaturas serão substancialmente acima da média, chegando a 6°C acima do normal em Goiás.
Continua depois da publicidade
As normais climatológicas do INMET mostram que a temperatura mínima normal para novembro varia entre 10°C na Serra Gaúcha e Catarinense e 22°C a 24°C no centro-sul, como São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para julho, os valores normais são entre 8°C e 18°C. As mínimas previstas para a próxima semana se aproximam mais do clima de inverno do que do final da primavera, reforçando o caráter atípico do fenômeno.
Confira as temperaturas para SC nos próximos dias
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, na segunda-feira (17), a passagem da frente fria mantém o tempo instável na maior parte do Sul, especialmente entre a madrugada e manhã, com possibilidade de temporais isolados. As temperaturas mínimas serão registradas ao final do dia, com marcas próximas dos 10°C nos pontos mais altos da Serra e entre 13°C e 18°C nas demais regiões.
Na terça-feira (18), a manhão deve ser marcada por temperaturas que variam entre 10°C e 14°C no Planalto Sul e de 13°C a 17°C nas demais regiões. Durante a tarde, os termômetros marcam 24°C/25°C no Extremo Oeste e entre 17°C e 23°C nas demais áreas.
Entre quarta (19) e quinta-feira (20), as instabilidades se afastam, dando lugar a uma massa de ar seco associada a alta pressão, garantindo tempo firme. Nesse período, as madrugadas seguem frias, com marcas próximas dos 10°C entre os Planaltos e Meio-Oeste, e tardes mais quentes, variando entre 24°C e 29°C.
Continua depois da publicidade

