Santa Catarina está entre os estados sob alerta de grande perigo para tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo (16) e a madrugada de segunda-feira (17). O aviso prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm em um dia, ventos que podem ultrapassar 100 km/h e queda de granizo. As condições têm alto potencial para causar danos em edificações, cortes de energia, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte.

Continua depois da publicidade

Além de Santa Catarina, o aviso extremo também vale para Rio Grande do Sul, Paraná e parte de Mato Grosso do Sul, onde a frente fria avança com força a partir da tarde deste domingo.

O alerta de tempestades é válido a partir das 9h deste domingo até 3h de segunda-feira e abrange praticamente todas as regiões do estado, com destaque para o Grande Oeste, Serra, Vale do Itajaí, Norte e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

Veja recomendações em caso de tempestades

Em caso de emergências, acione a Defesa Civil (199) ou os Bombeiros (193).

Municípios afetados pela tempestade

Municípios de Santa Catarina como Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Lages, Caçador, Curitibanos, Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Papanduva e Porto União estão entre os 725 cidades listadas pelo Inmet.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que o temporal intenso inicia já no começo da tarde de domingo (16) no Grande Oeste e nos Planaltos, devido ao calor combinado com alta umidade. No fim da tarde e à noite, com a aproximação da frente fria, as tempestades ficam ainda mais severas no Oeste e Sul, especialmente nas áreas próximas ao RS.

Durante a noite de domingo e madrugada de segunda (17), a instabilidade avança para todas as regiões catarinenses, perdendo parte da intensidade, mas ainda com risco de chuva volumosa em curto período e granizo isolado, sobretudo no Nordeste de SC.

A Defesa Civil destaca que o sistema desta vez é diferente do ciclone que provocou estragos na última semana:

— Esta frente fria está associada a um ciclone afastado da costa sul do Brasil, localizado sobre o oceano Atlântico entre o Uruguai e o centro da Argentina. Portanto, traz condições distintas do tempo severo registrado na última sexta-feira (07) — informa o órgão.

Continua depois da publicidade

RS, PR e MS também estão sob risco extremo

Segundo o Meteored, toda a Região Sul deve registrar chuvas fortes ao longo do domingo (16). No Rio Grande do Sul, cidades do Noroeste, Missões, Serra e Fronteira Oeste estão no nível máximo de atenção. O mesmo ocorre no Paraná, especialmente no Oeste, Sudoeste e Noroeste.

O alerta também avança para o Mato Grosso do Sul, incluindo municípios do Sudoeste, Pantanal Sul e Centro-Norte, como Amambai, Dourados, Mundo Novo, Naviraí, Ponta Porã e Maracaju.

Na segunda-feira (17), a frente fria segue em deslocamento e deve provocar temporais em São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de pancadas moderadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, sul de Goiás, sul do Mato Grosso e sul do Espírito Santo.

Além da instabilidade deste fim de semana, o Meteored alerta que três frentes frias devem avançar pelo Brasil na segunda quinzena de novembro, mantendo o risco de novos episódios de temporais na Região Sul. A próxima chega ao país por volta do dia 24.

Continua depois da publicidade