Entre os mais de 4,8 milhões de inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aqueles que moram na região Sul e Sudeste do país devem ficar atentos ao tempo neste domingo (16), segundo dia de provas. Uma frente fria avança pelas duas regiões e acende alerta para tempestades. As informações são de O Globo.
Continua depois da publicidade
Ainda na madrugada, a frente fria começa a atuar sobre o Rio Grande do Sul. Ao longo do dia o fenômeno avança por Santa Catarina e pelo Paraná, estado que mais sofreu com estragos com a passagem de um três tornados na última semana. Há risco de chuva forte, rajadas de vento e possibilidade de estragos.
— A frente fria avança a partir da madrugada pelo Sul do Rio Grande do Sul. Pela manhã ela já alcança o oeste do estado e, entre o fim da manhã e o início da tarde, atinge áreas do centro ao norte gaúcho, incluindo Porto Alegre. Santa Catarina e o Paraná entram na rota da chuva forte ao longo da tarde e da noite — explica a meteorologista Andrea Ramos em entrevista ao jornal O Globo.
No Sudeste, o calor deve marcar o domingo, e combinado com a umidade também resulta em chuva, que surge em pancadas isoladas, diferente do que acontece no Sul.
— Em São Paulo, Rio de Janeiro e sudeste de Minas, as pancadas de chuva serão muito mais ligadas à termodinâmica. O calor da primavera e a umidade ajudam a formar nuvens carregadas, especialmente entre a tarde e a noite — explica a meteorologista.
Continua depois da publicidade
Outras regiões do país terão chuva no domingo de Enem, como áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, em que são esperados volumes elevados de chuva. Rondônia, Acre e Amazonas têm previsão de temporais especialmente à tarde, com possibilidade de rajadas de vento e até granizo.
— Há tendência de chuva em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e também em capitais da região Norte, como Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista. No Nordeste, apenas Salvador tem chance maior de instabilidade durante a tarde —destaca a meteorologista.
Alertas do Inmet
Santa Catarina tem um “combo” de cinco alertas ativos para este final de semana, publicados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para tempestade, chuvas intensas e ventos costeiros. O Paraná tem cinco alertas ativos, os mesmos de Santa Catarina. Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul também devem ser atingidos pelos eventos climáticos.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria é associada a um ciclone que irá se formar sobre o oceano Atlântico, entre o Uruguai e a Argentina. O fenômeno, no entanto, não deve causar condições de tempo severas como o ciclone da última sexta-feira (7), que se formou sobre a região Sul do Brasil e causou estragos em várias cidades de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade

