A nova onda de frio que chegou a Santa Catarina, nesta segunda-feira (3), deve deixar grande parte do Estado com mínimas abaixo de 0°C nesta terça (1°), com o sol aparecendo entre nuvens e chance de chuva fraca e isolada em algumas regiões. As tardes devem continuar frias, com máximas abaixo de 15°C em todas as regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para a onda de frio, que segue até quinta-feira (3).
Continua depois da publicidade
A terça-feira deve ter a manhã mais fria entre os Planaltos e o Extremo Oeste, de acordo com a Defesa Civil. Nessas regiões, o amanhecer será de temperaturas negativas. Nas outras regiões, as mínimas giram em torno entre 3°C e 8°C.
Segundo o alerta do Inmet sobre a onda de frio, as temperaturas podem ficar até 5°C abaixo da média para a época do ano. Nas regiões Serrana, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense, Grande Florianópolis Serrana e no Sul do Estado, também há um alerta laranja para a formação de geada.
O Estado também enfrentará um alerta para ventos costeiros no quadrante Sul, com rajadas entre 40 e 60 km/h. As condições climáticas devem deixar o mar agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0 a 3,5m.
Veja a previsão por região
Extremo Oeste
Continua depois da publicidade
Temp. mínima: 0.90°C
Temp. máxima: 10.50°C
Ensolarado
Oeste
Temp. mínima: -1.20°C
Temp. máxima: 10.20°C
Sol com muitas nuvens
Meio-Oeste
Temp. mínima: -1.50°C
Temp. máxima: 10.40°C
Sol com muitas nuvens
Planalto Sul
Temp. mínima: -3.10°C
Temp. máxima: 10.30°C
Ensolarado
Litoral Sul
Temp. mínima: 0.50°C
Temp. máxima: 12.10°C
Ensolarado
Vale do Itajaí
Temp. mínima: -1.20°C
Temp. máxima: 11.90°C
Sol com muitas nuvens
Grande Florianópolis Serrana
Temp. mínima: 0.40°C
Temp. máxima: 9.70°C
Sol com muitas nuvens
Grande Florianópolis Litorânea
Temp. mínima: 0.40°C
Temp. máxima: 10.90°C
Sol, nuvens e chuva
Planalto Norte
Temp. mínima: 0.60°C
Temp. máxima: 11.20°C
Sol, nuvens e chuva
Litoral Norte
Temp. mínima: 7.50°C
Temp. máxima: 13°C
Sol, nuvens e chuva
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil recomenda que, em períodos de frio intenso, a população deve ter atenção com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua. Além disso, animais domésticos devem ficar abrigados nas noites mais frias.
A população também deve se agasalhar bem e beber bastante água, manter a ventilação do ambiente, e cuidar com mudanças de temperatura bruscas, principalmente para sair de casa. O órgão ainda recomenda que se evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas, mantendo a higienização das mãos.
Municípios se preparam para o frio
Com a chegada da nova onda de frio, municípios de Santa Catarina se preparam para auxiliar a população em situação de rua. Em Joinville, por exemplo, a mínima deve ser de 8°C, segundo a Epagri/Ciram. A cidade está com a operação Baixas Temperaturas em vigor desde o início de junho para acolher pessoas em situação de rua durante o período de frio.
Continua depois da publicidade
Blumenau
Já a prefeitura de Blumenau informou que oferece 50 vagas em instituições parceiras. O acolhimento acontece das 7h às 16h30 no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na rua Paraíba, 937, Anita Garibaldi, onde a pessoa deve comparecer presencialmente para realizar o cadastro.
Os usuários cadastrados podem jantar no Restaurante Popular I, no bairro Bucarein, e às 17h30 serão deslocados para os locais designados. Eles podem permanecer nos locais das 19h às 7h.
A prefeitura de Blumenau também informou que os horários de atendimento para a população em situação de rua estão ampliados desde o dia 1º de maio. A Abordagem Social atua nas ruas, com atendimento 24 horas pelo telefone 156, opção 2.
No Centro POP, localizado na Rua Rudolf Roedel, 147, Salto Weissbach, os serviços são destinados ao atendimento de pessoas que não aderem ao acolhimento em abrigos, com alimentação, higiene pessoal e suporte psicossocial. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Continua depois da publicidade
A prefeitura também disse, em nota, que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tem parceria com duas organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com abrigos e casas de passagem, com 160 vagas para acolhimento. Para situações climáticas, mais 80 vagas são ofertadas. Caso a pessoa não queira ir para um abrigo, a Abordagem Social fornece cobertores e roupas para proteção do frio.
Florianópolis
A prefeitura de Florianópolis, município que deve ter mínimas de 7°C, informou que, além das ações realizadas rotineiramente em situações de baixa temperatura, outros reforços foram feitos nesta segunda-feira.
No fim da tarde desta segunda-feira (30), a prefeitura começou operação de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua, denominada “Operação Inverno – Busca Ativa”. A ação integrada, realizada por equipes da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Segurança e Ordem Pública, busca sensibilizar aqueles que estão expostos ao frio para que aceitem o atendimento ofertado na Passarela da Cidadania.
Durante toda a noite e a madrugada, os profissionais permanecem em regime de plantão, reforçando o atendimento de maneira emergencial, com microônibus para realização de transporte. A estrutura permite ampliar a capacidade de resposta, principalmente nos dias de frio mais intenso. O serviço pode ser acionado por meio do 153.
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira, o acesso à Passarela da Cidadania também ocorre sem horário estipulado, a fim de garantir atendimento a todos que necessitarem de acolhimento.
Diariamente, o local oferece acolhimento noturno, café da manhã, almoço e janta, acesso à higiene pessoal, espaço para higienização de roupas, atividades socioeducativas e capacitações.
Leia também
Defesa Civil emite alerta para nova onda de frio com mínima de -4°C e geada em SC
Atrações de inverno devem trazer 1,2 milhão de pessoas para SC; saiba quais