nsc
dc

Oi, sumido

Frio em SC já tem data para voltar? Confira a previsão dos próximos dias

Calor contínuo, de acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram foi atípico para essa época do ano

27/07/2022 - 17h28 - Atualizada em: 28/07/2022 - 09h05

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Ferrarez
Frio deve voltar
Frio deve voltar
(Foto: )

O mês de julho teve dias de temperaturas altas, com máximas que chegaram aos 30°C, e períodos sem chuva em Santa Catarina. Mas o calor em pleno inverno parece estar com os dias contados. De acordo com a Epagri/Ciram, a partir de sexta-feira (29), a temperatura começa a baixar, e a máxima pode cair em até 10°C em três dias. 

Receba notícias do DC via Telegram

O calor contínuo, de acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins, foi atípico para essa época do ano. Nesta quarta-feira (27), as máximas em Florianópolis, Joinville, Blumenau e Chapecó variaram entre 25ºC e 28ºC. No entanto, a serra catarinense marcou temperatura negativa após oito dias de calor: Urupema registrou -1,5°C nesta quarta

O avanço de uma massa de ar frio e seco a partir de sexta-feira (29) fará com que o dia tenha chuva mal distribuída em todo o Estado, e as temperaturas comecem a declinar, segundo a Ciram. Na sexta, as rajadas de vento em Santa Catarina podem variar entre 50 a 60km/h. 

— Só o fato de ter cobertura, chuva e vento já faz com que a temperatura diminua, e diminua bem, e volte a fazer frio de inverno já a partir desse final de semana. Nada de extraordiário, mas já vai fazer frio como não tinha feito até agora — diz o meteorologista, complementando:

— Como a gente vem num período de calor, a gente vai acabar sentindo mais esse contraste. 

Já o final de semana deve ter o tempo frio, mas estável e sem previsão de chuva. Segundo a previsão da Ciram, sábado e domingo devem ter temperaturas amenas, com máximas que podem variar entre 15°C em Lages e 19°C em Florianópolis. Mas o frio deve se acentuar principalmente na madrugada de um dia para o outro, com mínimas que podem chegar a de -2°C em Urupema, 5°C em Chapecó e 11°C em Florianópolis. 

Leia também

Maiores cidades de SC têm menos de 1% das crianças de 3 e 4 anos vacinadas contra a Covid

Eleições 2022: veja 5 definições e 5 dúvidas que faltam ser respondidas nas chapas em SC

Florianópolis é primeira cidade a banir amianto nos prédios públicos

Colunistas