As baixas temperaturas, o frio extremo e até a ocorrência de neve nos últimos dias na Serra catarinense têm mobilizado o poder público e a comunidade de Lages em ações solidárias e de proteção à vida. Dentre elas, a iniciativa do Centro de Bem-Estar Animal de Lages (Cobea) com a campanha de arrecadação de cobertores e toalhas para aquecer animais acolhidos e também os que vivem nas ruas.

Continua depois da publicidade

Com pontos de coleta espalhados pela cidade, a campanha busca reforçar os cuidados com os pets durante os dias frios. As doações serão utilizadas tanto nas casinhas dos animais do Cobea quanto nas casinhas comunitárias instaladas em bairros da cidade. 

Atualmente, o Cobea abriga 78 cães e gatos, todos disponíveis para adoção. Muitos deles são vítimas de abandono e maus-tratos e, durante o frio, necessitam de cuidados redobrados. A estrutura do centro conta com equipe multiprofissional responsável por resgates, atendimento veterinário, limpeza, alimentação e ações educativas.

Município reforça assistência social nos dias de frio intenso

Além da proteção aos animais, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Assistência Social, intensificou a atuação do Serviço Especializado de Abordagem Social.

Equipes estiveram nas ruas realizando rondas e atendimentos a pessoas em situação de rua, oferecendo encaminhamento voluntário ao Albergue POP, que funciona como abrigo emergencial durante os períodos de frio intenso.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil do município também reforçou as ações preventivas, com foco em idosos, pessoas vulneráveis, redes de aquecimento e fornecimento de orientações à população. Para emergências, os números 199 e (49) 99836-1702 seguem disponíveis 24 horas.

Com a previsão de continuidade do frio intenso na Serra Catarinense, a população se prepara como pode com o reforço na compra de lenha e o uso de aquecedores elétricos. 

Nestas situações é fundamental tomar alguns cuidados básicos quanto ao uso do fogão à lenha e aquecedores. A atenção deve ser redobrada. Portanto, verifique as condições dos equipamentos e mantenha o ambiente ventilado para evitar intoxicação por monóxido de carbono.

O frio continua nos próximos dias

De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de tempo seco e ensolarado em SC nos próximos dias e com madrugadas muito frias. No final de semana, a geada ocorre especialmente nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Norte.

Continua depois da publicidade

Leia também

“É como voltar a ser criança”: Neve encanta e surpreende moradores e turistas na Serra de SC

Cidade mais fria do Brasil tem sensação térmica de -20°C em dia de neve em SC