nsc
dc

Abaixo de 0 ºC

Frio prolongado e chances de geada: veja previsão do tempo para o fim de semana em SC

Previsão é de manhãs geladas, mas com tardes quentes nos próximos dias

02/07/2021 - 04h00 - Atualizada em: 02/07/2021 - 07h23

Compartilhe

Por Luana Amorim
Há chances de geadas em alguns pontos do Estado
Há chances de geadas em alguns pontos do Estado
(Foto: )

Quem achou que os dias de frio tinham acabado, se enganou. As baixas temperaturas vão continuar em Santa Catarina, pelo menos, durante o fim de semana. O motivo é a chegada de outro sistema de alta pressão ao Sul do país, que se junta à massa de ar polar que fez com que os termômetros caíssem nesta semana.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Defesa Civil, esse encontro deve manter as temperaturas baixas durante noite, madrugada e amanhecer de todas as regiões catarinenses. 

A expectativa é que nos Planaltos e áreas mais altas do Oeste e Meio-Oeste sejam registradas mínimas em torno do 0 ºC. Nesses pontos, também é esperado a formação de geada entre os dias 2 e 5 de julho. Para o Litoral e Vale do Itajaí, as mínimas devem ser entre 6 ºC e 10 ºC.

Já durante a tarde, deve esquentar um pouquinho nos próximos dias. Com o ar seco e a presença de sol, as temperaturas se elevam, variando entre 13 ºC e 15 ºC no Planalto Sul e de 18 ºC a 20 ºC nas demais regiões. 

> Quando acaba o inverno de SC em 2021

E a chuva? 

Depois da chuva do início da semana, os próximos dias devem ser de sol com algumas nuvens em todo o Estado, também por conta da massa de ar seco que está sob o Sul do Brasil. Ou seja: sem previsão de chuva. 

Além disso, segundo a Epagri/Ciram, no sábado (3) há chances da formação de nevoeiros em alguns pontos, durante o amanhacer, em todas as regiões de Santa Catarina. A situação também deve permanecer assim no domingo (4). 

> Ar polar perde força, mas ainda influencia SC

SC tem novo amanhecer gelado 

O mês de julho começou com mais um amanhecer gelado e formação de geada, principalmente na Serra catarinense. A menor temperatura foi registrada em Urupema, com os termômetros marcando -3,3 ºC. Outras sete cidades também tiveram mínimas negativas:

-3,3 °C Urupema

-2,8 °C Curitibanos

-2,5 °C Frei Rogério e Lebon Régis

-2,4 °C Caçador

-1,5 °C São Joaquim

-1 °C Urubici e Bom Jardim da Serra

Leia também: 

Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Relembre outros momentos de neve em Santa Catarina com fotos

Turista se emociona ao ver neve pela primeira vez em SC: "Conto de fadas"

Colunistas